TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música Experimental

Dissertações: Música Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 5

Limites não foram a preocupação desse inovador estilo, originado no sec. XX e desafiando as normais concepções de como a música até então se comportava, tendo pouco acordo entre quão experimetal a música poderia ser, se difenciando de apenas um ruido. Geralmente as bandas experimentais possuem instrumentos pouco conhecidos, modificados, ou utilizados de maneira inovadora; efeitos estranhos aplicados de forma não convencional e mistura de diversos gêneros opostos, como música eletrônica e música clássica. Além de instrumentos musicais, a música experimental também pode utilizar-se de sons de objetos e efeitos diversos de acordo com a intenção do compositor, experimentando os sons como o próprio nome diz.

Quando também é usado música eletrônica de maneira mais "pesada", com características noise este experimentalismo também é chamado de música industrial. Podemos dizer que toda a música é experimental, porque tocar um instrumento já é uma experiência em si, sendo a improvisação aquilo que melhor caracteriza a música experimental.

Entenderemos melhor retornando para o inicio do século XX e principlamente voltando a atenção ao dadaismo para então se pensar no conceito moderno de música experimental, género que se rebela contra a eletização da arte e que usa o niilismo para se afastar de todos os géneros musicais e para se aproximar da natureza, ou do âmago da alma humana, anulando até o conceito de música até aí disponível e apresentando o som como objeto de criação direto Os irmãos Luigi Russolo e Antonio Russolo, saídos diretamente do movimento futurista italiano, foram bastante responsáveis pela redefinição da concepção da ideia de música, aproximando-a da sua época, e contextualizando-a, através da inserção de ruídos citadinos (gravações de campo depois reproduzido em fonogramas) nas suas performances onde abundavam instrumentos eletroacústicos construídos por eles, apetrechos que serviram e continuam a servir (ainda que noutros moldes) para libertar o músico do mero papel de executante e para o colocar no lugar de cartista sonoro.

Representantes e Compositores:

O expoente mais famoso e influente foi John Cage, conhecido pelas suas peças com rádios, exploração insólita do silêncio, pianos temperados, percussão acompanhada de órgão de igreja, e discursos ocasionais incorporados na música, usava o termo "música experimental" já em 1955. De acordo com a definição de Cage, "uma ação experimental é um resultado de que não está previsto" (Cage 1961, 39), e ele estava interessado especificamente em obras concluídas que realizou uma ação imprevisível (Mauceri 1997, 197). Michael Nyman começa a partir de definição de Cage (Nyman 1974, 1), e desenvolve o termo "experimental" também para descrever o trabalho de outros compositores americanos: Christian Wolff, Earle Brown Meredith Monk, Malcolm Goldstein, MortonFeldman, Terry Riley, La Monte Young Philip Glass, John Cale,Steve Reich, bem como Gavin Bryars, Ichiyanagi Toshi,Cardew Cornelius, John Tilbury, Frederic Rzewski, e Rowe Keith(Nyman 1974, 78-81, 93-115). Nyman se opõe a música experimental à vanguarda européia da época (Boulez, Kagel, Xenakis, Birtwistle, Berio, Stockhausen, e Bussotti), para quem "A identidade de uma composição é de suma importância" (Nyman 1974, 2 e 9). A palavra "experimental" nos casos anteriores "é apropriada, desde que seja entendido não como descritivo de um ato a ser posteriormente julgado em termos de sucesso ou fracasso, mas simplesmente como um ato de cujo resultado é desconhecido" (Cage 1961, 13). Leonard B. Meyer, por outro lado, incluem em "música experimental" compositores rejeitados por Nyman, como Luciano Berio, Boulez, Stockhausen.

Música experimental segunda metade do séc. XX

Com o advento do free jazz e principalmente depois da expansão do movimento Hippie e do rock psicodélico o termo música experimental alarga-se ainda mais e vai servir para caracterizar música que tanto pode ter uma historia ligada a música erudita, como ligada aos grupos de rock do final dos anos 1960 (que exploravam elementos da música étnica, jazz e eletrônica) como, por exemplo, os grupos Beach Boys, Grateful Dead, Love, Silver Apples,The Charlatans, The Doors, Jefferson Airplane, 13th Floor Elevators ou Velvet Underground nos Estados Unidos e Pink Floyd, Hawkwind, Cream ou Yes na Inglaterra.

A loucura beatnick e o free jazz, depois da loucura beatnick dos anos 1950, com jazz ultra-acelerado, o swing explode, torna-se arrítmico e aparece o free jazz que ade levar mais tarde à improvisação livre, alguns musicos que ajudaram a edificar o movimento free jazz nos anos 1960 e início de setenta foram: Miles Davis,John Coltrane, Ornette Coleman, Cecil Taylor, Eric Dolphy, Albert Ayler, Archie Shepp, Joe Maneri e Sun Ra, sendo este último um dos que foi mais longe na exploração cósmica do som, chegando mesmo a criar climas de ficção cientifica.

Apreciação

John Cage

https://www.youtube.com/watch?v=XF1DoVdHM9M

Meredith Monk

https://www.youtube.com/watch?v=ZQFYkHj1TTU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com