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O Autorretrato na obra de Van Gogh

Por:   •  28/5/2019  •  Artigo  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  172 Visualizações

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SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS 2

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 TEMA 3

1.2 OBJETIVO 3

1.3 JUSTIFICATIVA 4

2 REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DOS AUTO-RETRATOS 5

3 VAN GOGH E SEU AUTO-RETRATO DE 1889 7

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

ANEXOS.................................................................................................................................11

LISTA DE FIGURAS

1 ESCOLA DE ATENAS – RAFAEL SANZIO 11

1.1 DETALHE DE “ESCOLA DE ATENAS” – RAFAEL SANZIO 11

2 AS MENINAS – VELÁZQUEZ 12

2.1 DETALHE DE “AS MENINAS” - VELÁZQUEZ 12

3 AUTO-RETRATO – GOYA 13

4 AUTO-RETRATO – ELISABETH VIGÉ-LEBRUN 13

5 AUTO-RETRATO – COURBET 14

6 AUTO-RETRATO – RENOIR 14

7 AUTO-RETRATO – VAN GOGH, 1889 15

8 AUTO RETRATO – DÜRER, AOS 13 ANOS 15

9 AUTO RETRATO – DÜRER, 1500 16

10 AUTO RETRATO – REMBRANDT, 1660 16

11 AUTO RETRATO – PAMIGIANINO 17

1 INTRODUÇÃO

1.1 TEMA

Em parte considerável da história da arte, em diversos estilos e escolas artísticas, temos uma grande produção de auto-retratos, onde os artistas representam suas imagens, colocando seus rostos quase sempre em primeiro plano, expressando na imagem seus momentos de introspecção.

Com o renascimento a autoridade passa a ser a própria razão humana, com isso os artistas, como seres engrandecidos que inventam e criam, são dignos e merecedores de serem representados em seus trabalhos, como acontecem no Afresco de Rafael, “A Escola de Atenas” (ver anexo 1), onde o próprio se auto-retrata em meio aos grandes filósofos e pensadores; e também na tela titulada “As Meninas” (ver anexo 2), onde Velázquez se auto-retrata em meio a família real espanhola. Esse tipo de auto-retrato vem como uma auto-afirmação, mas há também aqueles artistas que fizeram o mesmo se auto-retratando, porém, deixando de serem figurantes parar serem protagonistas, como por exemplo, os auto-retratos de Francisco de Goya (ver anexo 3), Elisabeth Vigé-Lebrun (ver anexo 4), Gustave Courbet (ver anexo 5), Renoir (ver anexo 6) e vários outros, que entre eles está Vincent Van Gogh, que entre os anos de 1886 à 1889 se auto-retratou em mais de 30 obras, onde em especial o auto-retrato do ano de 1889 (ver anexo 7) será analisado dentro do seu gênero, e com toda sua dimensão psíquica, expressiva e existencial – devido as várias crises mentais do artista – tendo como direcionamento, o significado do auto-retrato desde o renascimento até o movimento pós-impressionistas/expressionistas, que é o movimento onde o pintor Vincent Van Gogh fez parte.

1.2 OBJETIVO

Analisar o auto-retrato do ano de 1889 de Vincent Van Gogh, com toda a dimensão psíquica representada na obra, explicitando o que este gênero significa/representa desde o renascimento, evidenciando possíveis mudanças de pontos de vista em relação ao mesmo, buscando uma grande variedade de artistas que representaram sua imagem em uma tela através da pintura, dentro do restrito espaço temporal pré-determinado dentro da história da arte, que se inicia no renascimento e vai até o movimento pós-impressionistas/expressionistas.

1.3 JUSTIFICATIVA

Para Vincent Van Gogh os auto-retratos são como um meio de desenvolvimento de suas habilidades como artista. Segue trecho da carta¹ escrita para o seu irmão Theo em 1888:

“eu comprei um espelho propositadamente bom o suficiente para permitir-me ao trabalho de minha imagem em um padrão de modelo, porque, se eu posso gerir a pintar a coloração de minha própria cabeça, que não está a ser feito sem alguma dificuldade, vou também ser capaz de pintar os chefes das outras boas almas, homens e mulheres”

Van Gogh era muito emotivo e carecia de auto confiança, o que se comprova em suas diversas doenças, como a esquizofrenia e a depressão. Ao contrário de artistas já citados como Rafael e Velázquez, que se sentiram confiantes o bastante para se auto-retratarem em meio aos grandes, sejam esses filósofos como Aristóteles e Platão, no caso do primeiro artista, ou seja em meio a família real espanhola, no caso do segundo.

Um auto-retrato é como um espelho que nos permite analisar além da técnica o ser psicológico do artista, dentro desta visão do papel do auto-retrato, na história da arte e na história de artista, o devido projeto busca analisá-los desde o renascimento até o movimento artístico pós-impressionistas, que é o movimento artístico a qual Van Gogh pertenceu, pois o auto-retrato do ano de 1889, deste pintor, será o protagonista desta analise.

2 REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DOS AUTO-RETRATOS

A proposta de ressurreição consciente dos ideais clássicos, denominada Renascimento, promoveu a partir do ano de 1300 inúmeros progressos para a civilização européia e por consequência a todo o mundo, através do humanismo trouxe a tona, novamente, a valorização do homem, visão diferente sob este que durante toda a idade média era visto como não digno e estava sempre sendo subordinado pela igreja.

O Renascimento fez surgir uma nova concepção de artista, tendo este a partir de então valor em si, passaram a mostrar-se a si próprios nas pinturas, e o “primeiro artista

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