TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CICLO HIDROLÓGICO

Por:   •  5/10/2022  •  Seminário  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]        ATIVIDADE        [pic 2]

Avaliação III Bimestre

A avaliação bimestral ocorrerá através da resolução de 1 situação problema, com respostas em pequenos textos em três questões. ( Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL)

(EF08CI01CPE) Conhecer as vantagens e desvantagens, em relação a cada forma de obtenção de energia elétrica, e os impactos socioambientais causados, destacando o consumo consciente.

(EF08CI03APE) Compreender os processos de transformações de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo) e os principais dispositivos elétrico-eletrônicos utilizados em residências, evidenciando os devidos cuidados que se deve ter para evitar acidente.

(EF08CI04BPE) Interpretar dados de potência exibido pelo próprio fabricante de um determinado equipamento elétrico, no que se refere ao consumo desse objeto, relacionando-se ao tempo médio de utilização, para uma posterior avaliação através de cálculos, e análise do consumo de energia doméstico mensal.

Situação Problema  1 – A escola Municipal Marcionila Maria dos Santos, foi contemplada com 7 aparelhos de ar-condicionados para serem instalados nas salas de aula, no intuito de ajudar no conforto climático dos alunos e professores no período de verão. Com isso, houve uma certa preocupação no aumento da conta energética da escola, pois seria um custo a mais que a escola teria.

        Contudo, o gestor pediu ajuda a equipe de eficiências energéticas composta pelos próprios alunos para que realizassem um cálculo de previsão de gastos durante um mês.

A equipe verificou as informações técnicas do aparelho e observou o seguinte que a potência de funcionamento dos aparelhos são de 3200W e que eles ficarão ligados durante 10 horas por dia dentro de 20 dias no período do verão.

Considere que você faz parte da equipe de eficiência energética da escola e realizou os cálculos dos gastos verificando com base na tarifa energética de Pernambuco que hoje custa 3,50.

QUESTÃO 1 - Quanto a escola pagará pela energia consumida em apenas 1 aparelho?

QUESTÃO 2 – Quanto a escola pagará pela energia consumida pelos 7 aparelhos?

Questão 3 – Com base nos resultados anteriores, como a escola deveria agir para diminuir o consumo da energia elétrica sem que nenhuma sala saia prejudicada com o desligamento total dos aparelhos?

Questão extra - Assinale V para verdadeiro e F para falso, as informações relativas aos eletrodomésticos.

Verdadeiro

Falso

(    )

(    )

Todos os equipamentos elétricos possuem o mesmo consumo de energia elétrica, o que muda de um para outro é o tempo de utilização.

(    )

(    )

Para calcularmos o consumo da energia elétrica, precisamos saber a potência do aparelho, bem como o tempo em que esse aparelho funciona.

(    )

(    )

Aparelhos eletrônicos necessitam de energia elétrica para funcionar, e ao receberem essa energia elétrica, eles a transformam em outra forma de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (861.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com