TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensaio Cisalhamento

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

O uso de ensaios laboratoriais é de extrema importância na obtenção e análise de diferentes parâmetros dentro da engenharia civil, para o estudo dos solos e sua resistência os ensaios são essenciais e, sem eles não seria possível o conhecimento de dados e suas aplicações em cálculos.

Uma das principais propriedades do solo é a estabilidade, o procedimento para a obtenção da resistência ao cisalhamento envolve o estudo da estabilidade e de estrutura, utilizados em projetos geotécnicos, de taludes, barragens e outros. Os carregamentos ou tensões aplicadas sobre o solo, sejam elas cargas na superfície ou o próprio peso do solo contribuem para o desenvolvimento de tensões cisalhantes.

O ensaio de cisalhamento direto consiste no deslizamento de metade do corpo de prova causado por um aparato, com essa deformação, para cada tensão normal à superfície do deslizamento, é determinado o valor da tensão cisalhante que é necessária para provocar o cisalhamento. Neste ensaio a tensão vertical é mantida constante e a tensão cisalhante é medida em função da tensão horizontal imposta ao corpo de prova.

É um dos mais antigos procedimentos para determinação da resistência ao cisalhamento e se baseia diretamente no critério de Coulomb. Aplica-se uma tensão normal ao plano e verifica-se a tensão cisalhante necessária para a ruptura.

A correta análise dos dados e do conceito que envolve a determinação da resistência do solo que é um dos pontos principais a ser notado na mecânica dos solos, é indispensável no estudo de estabilidade de estruturas projetadas na engenharia civil e garantirá que a estrutura se mantenha conforme foi projetada durante sua vida útil.

2. OBJETIVOS

Determinar os parâmetros de resistência do solo, c (coesão) e φ (ângulo de atrito).

Obtenção das coordenadas de pontos das envoltórias de resistência do solo.

Informações quanto a deformação volumétrica durante o ensaio

3. EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS

Caixa de cisalhamento

Prensa de cisalhamento

Balança com capacidade de 1000g e precisão de 0,01g

Talhador

Proctor

Facas, espátulas de alumínio

Paquímetro

Anel de cisalhamento

4. PROCEDIMENTO

4.1 Preparo do Corpo de Prova

Compactar a amostra (com o método de compactação de Proctor) sob as condições de grau de compactação e umidade especificada, nas medidas do anel inferior de cisalhamento ou da referência do próprio anel.

Recolher o material não utilizado para a determinação da umidade em três cápsulas.

Talhar o corpo de prova empurrando aos poucos o molde metálico para baixo de forma a se obter o novo corpo de prova na geometria do molde, o corpo deve preencher todo o volume do molde.

Pesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com