TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUTEBOL E SEUS ATUANTES

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

O FUTEBOL E SEUS ATUANTES

RESUMO

O futebol tem varias discussões, servindo como uma profissão tendo muitos atuantes que leva como profissão. Os integrantes sabem a necessidade de uma formação teórica e prática, criando uma assimetria entre discurso e concepção de ação. Concluiu-se que para a o futebol profissional tem que haver  formação específica e pratica e não só estar alicerçada apenas na escola de ofício.

INTRODUÇÃO

No Brasil, além de haver uma grande modalidade esportiva praticada socialmente, visando aos diferentes objetivos, o futebol também é uma paixão, e uma instituição social que cultiva mitos, crenças, e na parte empresarial vende muito bem produtos esportivos e ate os próprios Jogadores, e se constitui grande fonte de renda. Para sustentar toda esta rede de formação e empresa necessita dos clubes, técnicos, jogadores torcidas e professores de educação física.

Em 1998 foi regularizado o profissional de Educação física pela Lei 9696(BRASIL,1198), criando uma ampla modalidade esportiva. A Educação Física, foi vista como uma profissão que oferecia varias competência na área de jogos.

No caso do futebol, através do Estado, tentou-se vincular sua profissão  na década de 1930. Para Lawson (1984) e Hoffman e Harris (2002), apesar dos jogadores se denominarem profissionais, eles não poderia considerar jogadores profissionais porque fugia da sua definição. Para os autores, os jogadores exercem uma ocupação. De acordo com Lawson  (1984), uma profissão é um tipo de ocupação, mas nem toda ocupação é uma profissão.

A maioria das pessoas, o termo profissional para o jogador de futebol se dava a alguém que recebe alguma contribuição para determinada prática, diferenciando-o dos praticantes não remunerados . Portanto , isto também não condiz com o caso do atleta de futebol, pois hoje em dia, mesmo os amadores têm recebido contribuições para jogar. Já no caso de treinadores, eles estão envolvidos com uma profissão legitimada que é a Educação Física, sendo assim necessários alguns procedimentos e condutas para exercer esta função. Os treinadores são considerados profissionais diferenciando dos atletas.

Portanto, sendo  profissão ou não, dentro do futebol, não é claro para a sociedade e para os estudiosos da área. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo exploratório sobre o futebol, sendo profissão ou só diversão.

O FUTEBOL NO MUNDO DOS PROFISSIONAIS

No pensamento de alguns estudiosos só se e um profissional do futebol aquele que e formado em educação física só praticante do futebol no pensamento deles não e profissão e sim um lazer.

Para Lawson (1984) o futebol ea profissão é um tipo de ocupação de elite só para ricos desocupados, diferentes de outros trabalhadores que tem profissão conhecida como engenheios, professores e outras, pois seus membros ganham status de valores e recompensas mais elevadas e acreditam que e mas significante e gratificante, desfrutando de um maior controle sobre o mesmo. Um profissional está comprometido com uma carreira , presta serviço à sociedade, pesquisa e orienta o seu campo de trabalho para melhor desenvolver, já o futebol tem seus altos e baixos, não tendo tanto retorno para alguns . De modo que ser um profissional significa deter os padrões específicos de sua profissão, mostrando a importância e necessidade de seus serviços.

Para Contreras (2002) o profissional tem que ser capacitado para a atividade. Enguita (1991) seria a vocação de cada pessoa.

Tratando como profissão, Barros (1998) entende que o esporte pra ser valorizado tem que ser de alto nível para desempenhar uma função cultural importante na melhoria qualitativa das atividades esportivas em geral, se a preparação de profissionais for competente e atenderem as exigências desse esporte.

Na estrutura do futebol, principalmente no Brasil, se percebe que a busca pelo profissionalismo decorre do status que este irá proporcionar e a perspectiva de rentabilidade, aliada ao fato de se ter prazer em praticar o esporte futebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (392.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com