TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPRESSIONISMO DE MONET- VIDA, ESTILOS E OBRAS

Por:   •  8/6/2017  •  Artigo  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE BRASILEIRA - MULTIVIX

CAYO CÉZAR TETZNER MONTEIRO

GABRIEL ASSIS

MARIA LUIZA CONCIGLIERI

MILENA SPRANDEL

ROBERTO CARLOS MARTINS MACHADO JUNIOR

ARTIGO

O IMPRESSIONISMO DE MONET- VIDA, ESTILOS E OBRAS

VITÓRIA

2017

CAYO CÉZAR TETZNER MONTEIRO

GABRIEL ASSIS

MARIA LUIZA CONCIGLIERI

MILENA SPRANDEL

ROBERTO CARLOS MARTINS MACHADO JUNIOR

ARTIGO

O IMPRESSIONISMO DE MONET- VIDA, ESTILOS E OBRAS

[pic 1]

VITÓRIA

2017

RESUMO

O intuito deste trabalho é conduzir uma análise da produção artística impressionista, elegendo como exemplo o trabalho do artista francês Claude Oscar Monet (1840-1926). O movimento impressionista desenvolveu-se em Paris por volta de 1860, o qual inovou a arte em diversos parâmetros. Os padrões estabelecidos pela Academia apresentam rupturas pelos artistas envolvidos ao movimento, onde as técnicas realizadas nas obras eram pinceladas separadas, as quais não produziam contorno na pintura. A paleta de cores assumiu nova escala cromática, composta por cores que traziam vida e luminosidade.  

Com tais preceitos inovadores, o impressionismo foi alvo de ataques após 30 artistas não serem aceitos pelo júri do Salão Oficial de Paris. O marco do movimento se dá quando os mesmos decidem expor, no ano de 1874, suas obras em um ateliê independente, exposição organizada pela “Sociedade Anônima de Pintores, Escultores e Gravadores” onde o quadro "Impression soleil levant" (Impressão do Sol Levante) recebe uma crítica sarcástica a qual derivou desse título -impressionistas- tencionada a desmoralizar o grupo de artistas. O nome do movimento acaba tornando-se este, assim que aos poucos foi perdendo sua conotação depreciativa.

Vivendo de caricaturas inicialmente, Monet não desistiu de suas ideias e idealizações na arte, visto que sempre demonstrou aptidão ao campo, tornando-se um dos pintores mais célebres da história.

Palavras-chaves: Monet, impressionismo, artistas, movimento.

INTRODUÇÃO

Claude Monet nasceu em Paris, mas cresceu em Le Havre. His first artistic output were caricatures when he was a little boy. Sua primeira saída artística eram caricaturas quando ele era um menino pequeno. Close to his home was a little shop owned by a marine painter, Mr. Eugene Boudin. Perto de sua casa havia uma pequena loja de um pintor (Sr. Eugene Boudin). He recognized the talent of the boy and gave him his first painting lessons. Ele reconheceu o talento do menino e deu-lhe suas primeiras aulas de pintura. Boundin muitas vezes o levava a longas excursões, onde os dois se deleitavam com as tonalidades da luminosa atmosfera do ar livre. Esta época, no ponto de vista artístico, viria a ser a mais decisiva em sua carreira, onde Monet passa a considerar a cor como o mais importante elemento da pintura.

Se devêssemos defini-los como, deveríamos cunhar uma nova palavra: Impressionistas. São impressionistas na medida que não representam tanto a paisagem, mas o que a paisagem provoca neles próprios. Pois exatamente esse termo passou a fazer parte da linguagem deles. Não Paisagem, mas Impressão foi o título dado ao catálogo à Alvorada de Monet. Sob esse ponto de vista, deixando a realidade em seus ombros para que ela ganhasse de puro idealismo. Portanto, a diferença essencial entre os impressionistas e seus predecessores é uma questão de algo a mais ou algo a menos na obra pronta. O objeto representado é o mesmo, mas os meios para traduzi-lo em imagens se modificaram por causa de alguns. É essa a intenção dos impressionistas (JULES CASTAGNARY 1874 p. 146)

De acordo com (OS IMPRESSIONISTAS: CLAUDE MONET, 1991, p. 3) Compreendi de fato a natureza e também aprendi a amá-la

Claude's family was not very happy about his vocation for painting.A família de Claude não apoiava a sua vocação. Seu pai queria que ele mantivesse os negócios da mercearia da família, mas ele queria se tornar um artista.In 1860 he was drafted and had to go to Northern Africa for two years. Em 1860, foi recrutado e teve que ir para a África do Norte por dois anos. After his return from Africa he went to Paris and took painting lessons at Gleyre's studio in Paris. Depois de seu retorno de África, ele foi para Paris e fez aulas de pintura no estúdio de Gleyre. Em Paris ele testemunhou pintores copiando dos antigos mestres as suas obras. Monet, depois de ter trazido suas pinturas e outras ferramentas com ele, preferiria se sentar junto a uma janela e reproduzir o que via. At the studio he got to know  , Sisley, Bazille and others. No estúdio ele conheceu Auguste Renoir, Manet, Sisley, Bazille entre outros. Em breve, Monet se afastou do estilo tradicional de pintura dentro de um estúdio.The nucleus of the future Impressionist movement was born. O núcleo do futuro movimento impressionista nasceu.

Como disse Félix Fénéon: “A palavra impressionismo foi criada para ele, e é mais apropriada a ele do que a qualquer outro” (OS IMPRESSIONISTAS: CLAUDE MONET, 1991, p. 3)

Com seus novos amigos, passou a frequentar a floresta de Fontainebleau para pintar ao ar livre. But the public and art critics ridiculed these new paintings that looked so different from any conventional art style. Mas o público e os críticos de arte ridicularizaram essas novas pinturas que pareciam tão diferentes de qualquer estilo de arte convencional.

In a caricature published in a newspaper, they were mocked with the proposal of chasing away the Prussian enemy by showing them Impressionist paintings - not very nice! Depois de 1880, o público começou lentamente a reconhecer o valor do impressionismo . Monet Claude and his friends could finally get some solid income from the sales of their paintings.Claude Monet e seus amigos poderiam finalmente obter uma renda sólida com as vendas de suas pinturas. In 1883 Monet rented a house in Giverny about 50 kilometers outside of Paris. Em 1883 Monet alugou uma casa em Giverny a cerca de 50 quilômetros fora de Paris. Later, in 1890, he bought the house where he should stay until his death in 1926. Mais tarde, em 1890, ele comprou a casa onde deveria ficar até sua morte em 1926.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (819.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com