TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Leonardo da Vinci

Por:   •  15/11/2018  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Trata-se da biografia de Leonardo da Vinci, pintor e estudioso de anatomia, botânica, geologia, hidráulica, armamentos, teatro, arquitetura, engenharia, filosofia e diversas outras ciências.

Leonardo viveu durante o Renascimento, época de grande desenvolvimento das ciências e das artes na Itália, mais especificamente na cidade de Florença.

O livro descreve toda sua vida, desde o nascimento em Vinci, cidade próxima a Florença, filho bastardo de um tabelião, até sua morte na França.

Leonardo foi um autodidata, com uma curiosidade e verdadeira compulsão pelo conhecimento. Apesar de sua formação ser na área das artes visuais, sua curiosidade levou-o a pesquisar diversas ciências e mais que isso encontrar pontos de intersecção entre elas.

É o autor de diversas pinturas como São Jerônimo no Deserto, Retrato de um Músico, Dama com Arminho, La Belle Ferronnière, A Última Ceia, Ginevra de´Benci, Virgem dos Rochedos, A Virgem e o Menino com Santa Ana, São João Batista e a mais famosa delas (talvez a mais pintura mais famosa do mundo) A Mona Lisa (La Gioconda).

Além das obras citadas, o livro também ressalta com pormenores o interesse e os estudos de Leonardo em diversas áreas do conhecimento, detendo-se na engenharia, arquitetura e na anatomia (Leonardo chegou a dissecar mais de trinta corpos).

Leonardo chegou a documentar em seus escritos descobertas que só seriam catalogadas cientificamente cerca de 200 anos depois, por exemplo: ao dissecar o coração um cadáver, Leonardo descreveu, como o motivo de sua morte, pela primeira vez, o que seria conhecido anos depois como arteriosclerose.

Leonardo projetou cenários teatrais, máquinas voadoras, diques e desvios de rios e até mesmo cidades inteiras.

Na pintura, desenvolveu como nenhum outro, a técnica do sfumato (a suavização dos contornos), do chiaroscuro (contraste em luz e escuridão) e da velatura (suaves transições de tons de tinta pintada em camadas), cuja maior exemplo é a Mona Lisa.

O livro termina com sua morte na França em 1519 e conclui com lições de vida de Leonardo que podemos aprender com Leonardo da Vinci: manter-se curioso durante toda a vida, disponível para o novo, buscar o conhecimento por prazer, distrair-se de vez enquando, alimentar suas fantasias e tantas outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com