TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRAMA EDUCAÇÃO ESPECIAL ARTES VISUAIS

Por:   •  15/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I

CURSO DE ARTES VISUAIS

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL

CARGA HORÁRIA: 60 horas

PROGRAMA DA DISCIPLINA

EMENTA:

Discussão sobre as bases da Educação Especial no contexto da educação geral; destaque para a relação da sociedade com a diferença/deficiência; em que consiste a Educação Especial; sua operacionalização nos diversos níveis e modalidades de ensino; a escola e a política de inclusão; adaptações curriculares e formação docente; as relações família/sujeito com deficiência; a questão da sexualidade e do lazer.

  1. OBJETIVOS

1.1 Geral:

Desenvolver capacidades teórico-metodológicas para planejar, implementar atividades e avaliar o processo de ensino de alunos com necessidades educacionais especiais, por meio da utilização de abordagens didático-pedagógicas para um atendimento educacional especial.

1.2 Específicos:

  • Identificar os princípios norteadores da Educação Especial, dando ênfase aos aspectos legais sociais, históricos e culturais em que se deu o surgimento da Educação Inclusiva;
  • Compreender as diferentes abordagens pedagógicas que fundamentaram a atividade docente na área da Educação Especial, considerando o processo histórico, cultural e social de constituição da área;
  • Analisar as concepções de deficiência, desenvolvimento e aprendizagem, nas diferentes perspectivas teórico-metodológicas, para a reflexão da inclusão no cotidiano da escola regular;
  • Caracterizar o público alvo da Educação Especial, bem como os serviços, os suportes, os apoios pedagógicos e as adaptações pedagógicas necessárias ao processo de inclusão;
  • Identificar as características das adaptações curriculares, bem como as etapas fundamentais no processo de adaptação curricular para a promoção do acesso e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais.

  1. CONTEÚDO

UNIDADE I: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Educação Especial: Aspectos Conceituais e Históricos;
  • Concepções de deficiência, desenvolvimento e aprendizagem nas diferentes abordagens pedagógicas;
  • Educação Especial: tratamento diferenciado que leva à inclusão ou à exclusão.

UNIDADE II: EDUCAÇÃO ESPECIAL: DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ÀS POLÍTICAS DE ORIENTAÇÃO INCLUSIVA

  • Processos Históricos da Evolução da Política Educacional de Educação Especial:
  • Da Constituição de 1988 à Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
  • Caracterização do público alvo da Educação Especial;
  • Currículo e Adaptações Curriculares;

UNIDADE III: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE SAULA DE AULA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS.

  • A teoria histórico-cultural como fundamento para o desenvolvimento de práticas pedagógicas com crianças com deficiência;
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE): aspectos legais, pedagógicos e organizacionais.
  • Formação de Professores para a Educação Especial/Inclusiva.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas com o uso de multimídia e textos.

Serão realizados trabalhos em grupos, bem como apresentação de seminários, com o objetivo de socializar os conhecimentos já adquiridos, oportunizando, dessa forma, a exposição de experiências dos alunos, sobre o assunto em questão.

Também serão solicitados a escrita de textos, como elemento constitutivo da produção e expressão do conhecimento; seminário de leituras (resumos de textos previamente selecionados); sessões de estudo; análise de textos sobre o tema; dinâmicas de grupo; elaboração de relatórios e/ou artigos científicos; visitas pedagógicas; e confecção/elaboração de materiais didáticos.

  1. RECURSOS

Livros; textos e demais materiais impressos sobre o assunto; materiais didáticos específicos para o atendimento especial de diversas deficiências; materiais de consumo: cartolina, papel 40 kg, chamex, brinquedos, livros infantis, jogos pedagógicos, etc.; data show; quadro branco e seus acessórios; entre outros.

  1. AVALIAÇÃO

A avaliação será processual, devendo ocorrer em todos os momentos do desenvolvimento da disciplina. Serão considerados para fins de compreensão sobre o aprender dos alunos: a participação nas discussões, o envolvimento nos trabalhos propostos, a elaboração dos trabalhos individuais, a realização das leituras e a apresentação de trabalhos. Também serão solicitados trabalhos individuais e em grupos, cujos critérios de avaliação compreendem: a expressão clara de ideias, a identificação dos principais conceitos trabalhados e a capacidade de estabelecer relações entre os conteúdos apreendidos com a prática pedagógica.

REFERÊNCIAS

ALVEZ, C. B; FERREIRA, J. P; DAMÁZIO, M. M. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Vol. 4, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

BARROCO, S. M; LEONARDO, N. S. T; SILVA, T. S. A (orgs). Educação Especial e teoria histórico-cultural: em defesa da humanização do homem. Maringá: Eduem, 2012.

BELISÁRIO JÚNIOR, J. F; CUNHA, P. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Vol. 9, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com