TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  21/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

GOIÂNIA/GO

2023

ANNA

BARBARA OLIVEIRA

GABRIEL DE SOUZA

GABRIEL MARCOS BREITENBACH

GUSTAVO TOMAZ SILVA

LUDMILA ALBERNAZ OLIVEIRA DOS SANTOS – RA N072FB3

LUÍS EDUARDO

PEDRO

LIVRO-OBJETO SOBRE O FILME DIVERTIDAMENTE

Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina PIM - Projeto Integrado Multidisciplinar – 1º Semestre, Design Gráfico.

Orientador: Prof. Renato Ferreira

GOIÂNIA/GO

2023

ANNA

BARBARA OLIVEIRA

GABRIEL DE SOUZA

GABRIEL MARCOS BREITENBACH

GUSTAVO TOMAZ SILVA

LUDMILA ALBERNAZ OLIVEIRA DOS SANTOS – RA N072FB3

LUÍS EDUARDO

PEDRO

LIVRO OBJETO SOBRE O FILME DIVERTIDAMENTE

Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina PIM - Projeto Integrado Multidisciplinar – 1º Semestre, Design Gráfico.

Orientador: Prof. Renato Ferreira

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

_____________________ ___/___/___

Prof. Renato Ferreira

Universidade Paulista – UNIP

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM do curso de Design Gráfico tem o objetivo de desenvolver um livro-objeto sobre o filme DivertidaMente. A animação produzida pela Pixar e distribuída pela Walt Disney Company, foi lançada em 2015 e nos conta a história de Riley, uma criança que com 11 anos de idade enfrenta mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem mudar de sua cidade natal. O filme retrata essas mudanças emocionais através de personagens que simbolizam essas emoções, por meio de cores e formas. Também explora o funcionamento da mente humana de forma lúdica. O intuito do livro-objeto é contar essa história através de uma experiência visual e artística. Diferente dos livros literários comuns, onde temos o predomínio de palavras, no livro-objeto temos elementos e símbolos que nos permitem interagir com a história, além de proporcionar várias interpretações, já que a experiência é completamente visual.

Palavras-chave: Livro-objeto, Animação, Comunicação Visual, DivertidaMente, Cinema.

ABSTRACT

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. METODOLOGIA
  2. JUSTIFICATIVA
  3. SINOPSE DO FILME
  4. ANALISE CORES E FORMAS
  5. LIVRO- OBJETO
  1. CONCEITO
  2. MATERIAIS UTILIZADOS
  1. CONCLUSÃO
  2. REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

Lançando em Junho de 2015, Divertida Mente (Inside Out), foi dirigido por Pete Docter, produzido pelo estúdio Pixar e distribuído pela Walt Disney Company. É uma animação com 94 minutos, livre para todos os públicos, uma obra completa por que possui os gêneros animação, aventura, comédia, drama, família e fantasia.

Apesar de ser uma animação o filme é indicado também para adultos, principalmente por psicólogos. A proposta do filme é explorar o funcionamento da mente humana de forma lúdica, por meio de personagens que simbolizam sentimentos e emoções. A raiva, a alegria, o nojo, o medo e a tristeza têm cores próprias e formas.

O filme conta a história de Riley, uma garota de 11 anos que é retirada de sua cidade natal quando seu pai arruma um novo emprego. Suas primeiras emoções são formadas logo após seu nascimento e elas acompanham a garota em todo seu desenvolvimento. Esses sentimentos e experiências geram memórias que são armazenadas em sua memória através de esferas coloridas. No momento dessa mudança, seus sentimentos se afloram e com isso cada personagem responsável pela emoção vai tentar resolver da sua forma, isso gera uma grande confusão na cabeça da personagem.

A personagem alegria tem a cor amarela e o formato de estrela, a tristeza tem a cor azul e o formato de gota, o medo tem a cor roxa e o formato de nervo. A raiva é representada pela cor vermelha e tem o formato de um tijolo e a nojinho tem a cor verde e o formato de brócolis.

A escolha do filme se deu justamente pelo cenário rico em cores e formas. A animação nos permite um estudo simples e lúdico sobre as cores e formas utilizadas e quais mensagens elas querem no transmitir.

O objetivo deste livro-objeto é contar a história através de uma experiência artística. Proporcionando ao público-alvo interação com a história, além de propiciar várias interpretações e sentimentos através de uma experiência completamente visual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (201.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com