TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é o Bale?

Por:   •  31/8/2016  •  Resenha  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

   Segundo o dicionário Aurélio,Erudito é algo ou alguém que possuem uma cultura vasta, sobre um determinado assunto: erudito é um adjetivo que pode estar relacionado a música a leitura, ou a cultura em geral. Erudito é também aquela pessoa que tem vontade de aprender sempre, que está sempre estudando, procurando se aprofundar em assuntos cultos sobre a história do mundo, das artes, da música e etc.Cultura erudita é a produção centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade trata-se de uma cultura produzida por uma minoria de intelectuais das mais diversas especialidades, e geralmente saídos dos segmentos superiores da classe média e da classe alta. A cultura erudita está cada vez mais chegando nas camadas de baixa renda pois através de muitos projetos ong´s e demais, Assim citando o balé como forma de dança e representação erudita faz com que algumas barreiras como violência, discriminação, baixo auto estima venham ser rompidas. Fator de inclusão social e biopsicossocial, assim a música, a arte que até 1800 era predominante dos grandes bailes reais, se insere, por vezes com uma roupagem diferenciada na atualidade, como um romper da “falta de cultura” dos menos privilegiados. Cabe a essas pessoas buscarem e se inserirem nessa cultura.  Proporcionando uma melhor qualidade de vida aos participantes e transformando as expectativas diante do mundo, perceptivas essas que estão além do seu meio social e é totalmente libertadora.

Cultura erudita

A cultura erudita está ligada a elite, ou seja, está subordinada ao capital pelo fato de viabilizar esta cultura. Está exige estudo, pesquisa, para se obter o conhecimento. Portanto não é viável a uma maioria, e sim a uma classe social que por sua vez, possui condições para investir nesses aspectos e em fim obter o conhecimento. É uma cultura em que a sociedade valoriza como superior ou dominante. No entanto em termos sociológicos existem grupos sociais que mantém entre si relações de dominação e de subordinação.Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte de uma elite social, econômica, política e cultural e seu conhecimento ser proveniente do pensamento cientifico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral (erudito significa que tem instrução vasta e variada adquirida, sobretudo pela leitura).

    Sendo assim segundo o pensamento do autor a cultura erudita é ligada as classes mais privilegiadas, classes essas que são transformadas diariamente, por fatores de globalização e fortes apelos homogêneos. Ela não perde sua tradição, ou seja, para se manter erudita precisa seguir alguns padrões que são fixados por grandes grupos científicos, dominadores e para se produzir a cultura erudita a pessoa precisa estar inserida nesse contexto ela é um pertencente do grande escalão.

    Diferentemente da cultura popular a qual o conhecimento é passado pelos grupos familiares, do meio que vivem, a escola, a cultura popular não precisa ser produzida por universidades e seguir os padrões rígidos e concretos de épocas históricas.

   Em diversas áreas do conhecimento encontrará a cultura erudita, como a arte, a pintura grandes pintores como Leonardo da Vinci, Van Gogh,Entre alguns artistas que são homenageados com o seu nome na história cultural de uma época pode- se citar: Sandro Botticelli, Michelangelo, Salvador Dalli, Pablo Picasso, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, entre outros.

 o qual foram pessoas muito aquém da sua época, transmitiam seu  íntimo e pensamento através das mescladas dos pincéis sobre o quadro, alguns deles começaram a fazer sucesso após sua morte como retrata o filme de Van Gogh, intitulado de Vicent Van Gogh- A vida e obra de um gênio, conta um pouco de seu modo de vida, juntamente com seu irmão mais novo que era seu grande amigo, mostra o começo da sua belíssima carreira que no começo não foi tão bela assim, iniciada aos quinze aos de idade como comerciante. Também retrata ele como um ser humano com sua euforia, choros, dores a solidão, tudo com tons intensos de alguém que que até já passou na TV aberta, como mais uma forma de aproximação da população, apontando assim fragmentos da quebra de que só quem tem dinheiro pode conhecer grandes obras e autores da atualidade.

  É claro que a grande maioria dos brasileiras não poderão visitar a exposição de Monalisa ou Gioconda do italiano Leonardo Da Vinci no Museu do Louvre em Paris, tão pouco compra- lá segundo o site G1 por mais RS 5,5 bilhões.  

Outros saberes ligados ao cultismo é a artes cênicas, a dança, a astronomia, física, matemática e demais variados campos das inteligências humanas. O tetro por exemplo é uma grande arte que teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, advindo de festas em culto ao Deus Dionísio, essas festas aconteciam uma vez por ano na primavera, que a estação mais próxima desse deus, deus da uva da fertilidade, esses cultos eram rendidos a ele, Segundo o professor Lindomar e historiadores houve ou homem que ousou e pode ser considerado o primeiro ator ocidental o nome dele é Tépsis, ele pegou alguns cachos de uva e colocou frente sua face subiu ao palco e gritou: ‘’Eu sou Dionísio”!. Muitos ficaram chocados com seu destemor, como um ser humano se ousa a se comparar com um deus Olimpo. Assim a partir dessa destemida afronta, os homens começam a usar máscaras, mascarar seus sentimentos, paralelamente esta maestria vão surgindo os prédios teatrais gregos, nas grandes arquibancadas todos podiam ter a mesma visão das peças encenadas, as estruturas eram essas: arquibancada, orquestra, thumelê, proscênio e palco cada uma dessas com suas construções diferenciadas, formando assim um grande conjunto estruturado, para que todos pudessem ver com a mesma qualidade.

   A cultura erudita enfim exige todo um cerimonial, se for analisado uma orquestra por exemplo, percebe- se a que as pessoas estarão com trajes diferenciados, quase todas com um tipo de grife determinada, irão para apreciar e demostrar que para estar inserido neste contexto precisão estar denotando o poder que possuem, o ambiente, a acústico tudo muito diferente de ritmos populares como o sertanejo, rock, pop e etc.

Dança erudita

 A dança eruditacomo uma das formas de artes de erudição, como ballet pois para que se dancem a coreografia é a base orquestrada, sinfônica. Exemplos Balé clássico, Balé neoclássico, Balé – contemporâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (222.2 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com