TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RAPTO DE PROSÉRPINA: Gian Lorenzo Bernini

Por:   •  31/5/2020  •  Monografia  •  3.083 Palavras (13 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Patrícia Simões de Almeida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O RAPTO DE PROSÉRPINA

Gian Lorenzo Bernini

 

 

 

 

 

 

São Paulo

2018

Patrícia Simões de Almeida Nº USP: 10751790

 

 

 

 

 

 

 

 

O RAPTO DE PROSÉRPINA

Gian Lorenzo Bernini

 [pic 1]

 

 

 

 

São Paulo

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4
  2. SOBRE O ARTISTA5
  3. O BARROCO6
  1. Origem do Barroco6
  2. Características do Barroco7
  1. O RAPTO DE PROSERPINA (1621-22)8
  2. CONCLUSÃO16
  3. BIBLIOGRAFIA17

  1. INTRODUÇÃO

        O trabalho a seguir tem como propósito realizar um estudo sobre a escultura intitulada “O Rapto de Prosérpina” (título em português brasileiro), realizada pelo escultor italiano Gian Lorenzo Bernini. A obra foi realizada durante o século XVII, período conhecido como Barroco, manifestação artística encontrada nas artes plásticas, na música, na arquitetura e na literatura. Essa manifestação se fez presente não somente na Europa, onde teve seu início, mas também em países periféricos cujos países europeus tinham influência.  Como exemplar desta escola, a obra de Bernini foi escolhida especialmente por despertar, aos olhos do observador, esteja este presente na exposição da obra ou contemplando-a através de fotos, sensações diversas, especialmente por incluir minúcias em sua representação. O motivo de escolha, contudo, não relativiza de maneira alguma quaisquer outros detalhes não abordados por esta monografia, uma vez que, desta forma, a arte cumpre seu propósito quando é capaz de apresentar diversas interpretações para um mesmo elemento.

  1. SOBRE O ARTISTA

[pic 2]

        Gian Lorenzo Bernini, mais citado como Bernini, nasceu no da 7 de dezembro de 1598, no Reino de Nápoles, no sul da Itália. Filho de um grande escultor maneirista italiano, Pietro Bernini, Gian Lorenzo seguiu não somente a carreira do pai, como também foi arquiteto, pintor e cenógrafo. Faleceu aos 81 anos, no dia 28 de novembro de 1680, tendo sido responsável por inúmeras obras que até hoje impressionam observadores e estudiosos da arte.[pic 3]

        Desde sua infância, Gian Lorenzo Bernini passava parte de seus dias no ateliê do pai, o que contribuiu para aumentar sua curiosidade pelas artes e os elementos que a compõem, elevando seu apreço pela arte em geral. Mudou-se para Roma ainda na infância, onde acompanhou o pai enquanto este realizava a decoração da Capela Paulina da Basílca de Santa Maria Maggiore. Os anos na companhia do pai e a cidade onde residiu desde sua infância foram essenciais para fundamentar o talento de Bernini ainda cedo.[pic 4]

Gian Lorenzo experienciou o contato com o mármore precocemente. Seu interesse pelas cores, texturas e materiais, crescente ao longo dos anos, aliado ao gosto pela mitologia grega, temas religiosos e pelas artes contempladas até então, permitiu que ele desenvolvesse seu estilo próprio de arte através da observação de outros grandes artistas do período (Donatello, Michelangelo e Gianbologna, por exemplo).

Por ter trabalhado desde pequeno com o mármore, sua habilidade em esculpi-lo foi e ainda é algo notável. Com maestria, Bernini foi capaz de criar suas esculturas de modo a representar os detalhes, algo que, acompanhado do uso das luzes na exposição de suas obras, conferia dramaticidade, imponência e estarrecimento. Sua habilidade, tão fortemente reconhecida em seu período e posteriormente a ele, lhe conferiu um status de “digno sucessor de Michelangelo” na arte de esculpir mármore. A exemplo de seu precoce desempenho, tem-se a criação da escultura da primeira escultura de exclusiva autoria, a Cabra Amalteia com o Infante Júpiter e um Fauno (ilustração abaixo), feita quando ele tinha apenas 17 anos.

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

O trabalho de Bernini se estendeu durante muitos anos, acumulando em seu repertório diversas esculturas, pinturas e obras arquitetônicas de renome. Entre essas obras, encontram-se a Colunata da Praça de São Pedro, no Vaticano, exemplar arquitetônico até os dias de hoje, e o Rapto de Proserpina, escultura foco deste estudo.

A produção de Bernini abarcou diversos períodos artísticos, em especial o Barroco (no qual a obra analisada se enquadra), sendo bastante requisitado pela Igreja para a representação de símbolos religiosos.

  1.  O BARROCO

  1. Origem do Barroco

A começar pelo nome, o termo “barroco” surge a partir de uma palavra espanhola (“barrueco”), que é usada para citar um tipo de pérola, com formação defeituosa e bastante irregular. De certa forma, o nome dado à escola traz um tom pejorativo ao tipo de material produzido graças ao contexto em que estava inserido.

 A escola barroca abarca as artes europeias que foram produzidas entre o final do século XVI e à segunda metade do século XVIII. Bastante divergente das artes já existentes, foi considerada inferior (a princípio) por não se enquadrar nos moldes seguidos até então, em especial no Renascimento. Quanto a esses moldes, pode-se citar o enfoque à linha e ao desenho, o uso e tratamento de planos e superfícies e a harmonia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (587.6 Kb)   docx (414.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com