TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SACRIFÍCIO DE ISAQUE – MICHELANGELO MERISI DA CARAVAGGIO

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  1.575 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]
[pic 2]

Nome: Erivelton Nicolau Borba      RA: 8052023

FIGURNA 1- O SACRIFÍCIO DE ISAQUE – MICHELANGELO MERISI DA CARAVAGGIO, 1603

[pic 3]
(Fonte: https://institutopoimenica.com/2012/05/15/o-sacrifcio-de-isaque-caravaggio/)

A tela de Caravaggio, representa Abraão prestes a cumprir uma ordem de Deus que, para provar sua obediência, exigiu que ele sacrificasse seu único filho, Isaac. É nesse contexto dramático que Deus resolve pôr à prova a fé de Abraão. A história do sacrifício de Isaque serviu de inspiração para inúmeras obras de arte através dos séculos. Este episódio está descrito na Bíblia em Gênesis, 22.

Uma das características do estilo barroco nas pinturas era o de pintar o momento exato do gesto ou ação retratada com um tom de dramaticidade. Na obra essa tendência é nítida, já que, a imagem congela no exato momento em que o anjo se manifesta e decide-se a sorte de Isaac, assim como a de Abraão, Caravaggio abusa da dramaticidade em cada linha e traços dos rostos dos envolvidos na cena. Seus personagens são dotados de intensa expressividade corporal, é possível notar até a enruga a pele do patriarca judeu (figura 2).

Caravaggio usa em sua obra um tom realista e com luz teatral (que é a marca de seu estilo pictórico), fazendo assim que se torne possível a leitura de todo o contexto bíblico dentro da própria pintura. Seus personagens são dotados de intensa expressividade corporal.

Na obra é utilizado um recorte fotográfico parecido com um zoom, que nos leva a participar da cena de Caravaggio, tornando assim o quadro, uma obra intimista, o que nos convida a viver o drama de Abraão e Isaque. Ao olhar por todos os elementos com atenção, podemos sentir o terror vivido pelo filho (figura 3), prestes a ser sacrificado pelo pai decidido. 

É possível notar que Caravaggio, usa de sua técnica de retrato, da variedade de tons marrons e terrenos para nos aproximar do acontecimento, trazendo-o para a vida real.
Podemos observar a expressão de dor e a curvatura usada no corpo de Isaque para demonstrar a força que está sendo exercida.

Sobre luz e sombra, a sombra é usada de modo dramático dando sombra para quase todo o quadro, e dando luz ás expressões dos personagens, e a faca, instrumento que seria usado como fator principal para morte de Isaque, recebe um destaque de luz (figura 4), induzindo uma forte reação emocional. O artista elimina de certa forma o campo ao redor e enfatiza o seu interesse usando a luz para ressaltar o que lhe provém.

Representando os personagens o pintor fez o uso de curvas e contracurvas para representar a silhueta de cada personagem.

Caravaggio usa a intensidade de efeitos através de contrastes entre o claro e o escuro que modelam as figuras e objetos da sua obra, pintou o fundo de cores escuras, dando um aspecto obscuro em sua obra.

Na parte superior é notável os elementos retorcidos (figura 5), característica presente nas pinturas barrocas. A luz é usada ainda em outro contexto, para dar um ar de profundidade a pintura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (257.8 Kb)   docx (141.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com