TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentário Ao Filme Caravaggio

Trabalho Escolar: Comentário Ao Filme Caravaggio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  2.139 Visualizações

Página 1 de 4

Michelangelo Merisi da Caravaggio e a Estética Barroca

Caravaggio nasceu em Milão, quando decorria o ano de 1571. „Caravaggio‟ era o seu nome artístico que lhe surgiu porque era também o nome da aldeia natal da sua família. Foi um pintor italiano de estilo Barroco, tendo sido ele, um dos primeiros grandes representantes do mesmo. Aprendeu a pintar com Simone Peterzano e estudando algumas obras de artistas venezianos.

Ao longo da sua vida, ficou conhecido como enigmático e cativante. Tinha um carácter revolto o que lhe valeu ser apelidado de perigoso. Caravaggio era um revolucionário tanto na sua vida como nas suas obras. Procurava inspiração na rua, em comerciantes, prostitutas e em toda uma vasta série de pessoas que não possuíam nenhuma estirpe nobre, ou seja, a sua inspiração surgia do povo, daquelas pessoas cujos corpos eram expressivos. A estética que movia Caravaggio era exactamente esta, buscar alento para as suas obras nas pessoas comuns que via na rua. Este principio foi levado até à exaustão, já que ele próprio foi acusado de usar o corpo de uma prostituta Morta, para pintar a “Morte da Virgem”. O que Caravaggio pretendia era a reacção por parte dos espectadores, queria obter um qualquer tipo de reflexo nas pessoas que contemplavam as suas obras.

Uma das mais marcantes características da sua pintura era a dimensão e o impacto realista que concebeu aos seus quadros usando um fundo raso e obscuro, apontando a luz geralmente para os rostos, para os focar em relação a tudo o resto.

Caravaggio colocou em evidência a relação arte, estética e religião. Isto porque as suas obras apresentavam a violência sem eufemismos e muitas delas eram de carácter religioso. Michelangelo Caravaggio apresentava na sua pintura, o religioso e o profano despertando consciências em quem contempla as suas telas que actualmente não possuem preço. Michelangelo a partir da sua conduta artística eliminau as regras do convencionalismo maneirismo dando lugar a elementos como a acção do homem sobre a natureza humana. Nas suas obras expressou a realidade humilde da sociedade como um todo e utilizou a arte como meio de comunicação para a sociedade

Para além do dramatismo, apresenta também, obras afundadas em serenidade, telas estas que pintou numa fase mais exânime da sua vida, a última.

Depois de uma vida ligada à expressividade violenta e profunda e às representações tomadas por um dramatismo característico, Caravaggio acaba por morrer numa praia solitária em 1610.

O filme representa exactamente a vida de Caravaggio focando o expectador nas suas obras tomadas pela estética barroca. É possível inteirarmo-nos da oposição que esta estética face à estética clássica e aos sentimentos contraditórios que daí advêm.

O Barroco, de uma forma geral, encontra-se ligado às transformações que ocorreram na Europa no final do século XVI, influenciando e sendo influenciado pela igreja católica. Isto evidencia-se nas telas que aparecem no filme, muitas delas de cariz religioso, apesar do carácter profano dos seus manequins. Dentro da estética barroca podemos seleccionar dois tipos nomeadamente a gongórica e a conceptista que metem, respectivamente, para a importância nas descrições das coisas e na preocupação em conhecer e estudar as coisas e não tanto em descreve-las. A estética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com