TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Vocação De São Mateus" - Caravaggio

Exames: "Vocação De São Mateus" - Caravaggio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  2.130 Visualizações

Página 1 de 3

Obra escolhida: “Vocação de São Mateus” - Caravaggio

A obra Vocação de São Mateus, faz parte de um conjunto de três obras expostas na Capela Contarelli, localizada na Igreja São Luis dos Franceses, as quais retratam partes da vida de São Mateus, nome santo que era o mesmo do cardeal (Matthieu). As três obras foram feitas a partir de instruções que o cardeal Matthieu Contarelli havia deixado junto com uma grande doação antes de morrer, a encomenda foi feita a Caravaggio, que foi instruído a seguir um versículo bíblico: “Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. (Mt. 9,9)”, retratando assim São Mateus seguindo as ordens, porém com seu estilo realista, a obra se passa em uma casa de contagem, pois segundo a história, Mateus era um cobrador de impostos antes de se tornar apóstolo, antes de receber o chamado de Cristo. Na obra, o santo seria o homem, com o nome de Levi antes do chamado, com barba sentado atrás da mesa, com o dedo apontando para si mesmo, como se perguntasse se era ele mesmo quem Cristo estava chamando, pode-se perceber que o ambiente é uma casa de contagem se olharmos à esquerda do quadro, em que vemos um homem com a cabeça baixa contando moedas, aparentando estar indiferente a presença de Cristo e o apóstolo Pedro, que seria o homem a frente de Cristo com um manto iluminado, a iluminação acima de suas cabeças seria supostamente uma luz proveniente de fora do quadro, não de uma janela, como se indicasse o santo, que ele seria o escolhido, e a outra fonte de luz que ilumina Jesus e seu apóstolo, como se eles tivessem a trazido para o ambiente escuro, sendo proveniente deles, acima pode-se observar também uma janela coberta por um oleado, tecido que era utilizado para cobrir janelas, antes da utilização de vidros.

A obra também é conhecida como “O Chamado de São Mateus” ou “A Invocação de São Mateus”

Igreja São Luis dos Franceses

A imagem acima mostra a fachada da Igreja São Luis dos Franceses, localizada em Roma.

A igreja foi construída por ordem do Cardeal Giulio di Giuliano de Médici, o projeto deveria ser feito com base nos planos de Giacomo della Porta, encomendado para o arquiteto Jean de Cheneviére, foi construída entre 1518 e 1589, os fundos foram doados por Catherine de Médici, sobrinha do cardeal e esposa do rei da França, Rei Henrique II, o local já era propriedade da família Médici, no qual havia uma pequena igreja de Santa Maria que servia a comunidade francesa em Roma. A igreja foi construída para atender aos franceses e também para ser sede do cardinalato de Giulio, a igreja levou esse nome por causa do Rei Luis IX, santo padroeiro da França.

A fachada da Igreja é esculpida em mármore branco travertino, e possui quatro estátuas que retratam Carlos Magno, São Luis, St. Clotilde e Santa Joana de Valois, no topo da fachada há também o brasão da família Valois. O plano da Igreja é de uma basílica, que era uma das principais formas de edifício utilizadas na Idade Média, é uma forma retangular sem transepto. A luxuosidade da decoração se dá por conta da riqueza da família Médici,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com