TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado nas Artes Visuais

Por:   •  31/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Panofsky, Ewin (1995) O Significado nas Artes Visuais, cap. I: Iconografia e Iconologia.

Segundo Erwin Panofsky , quando nos queremos exprimir em termos de artes visuais temos que distinguir três extratos de significado:

O primeiro extrato corresponde à Descrição Pré Iconográfica ( relacionada com iconografia), o segundo extrato refere-se à Análise Iconográfica ( relacionada com iconografia e iconologia), e o terceiro extrato diz respeito à Interpretação Iconológica ( associada à iconologia).

No inicio do texto o autor dá o exemplo de um conhecido seu que levanta o chapéu como forma de cumprimento. O autor vê nesta situação o conhecido como objeto e o levantar do chapéu como o evento, assim entra no Significado factual que é apreendido pela identificação e no significado exprimível ,  apreendido pela entendimento. O Significado factual e o Significado exprimível fazem parte da classe de Significados primários ou naturais que estão englobados na Descrição Pré Iconográfica esta baseada em experiências práticas e associada à forma ( volume, cores, linhas etc.)

Um aborígene australiano não entenderia o erguer do chapéu como um cumprimento , pois este gesto vem da época medieval , para entender o significado disto tem que se estar familiarizado com as tradições culturais. Esta ação relaciona-se com o significado secundário ou convencional que está englobado na Análise Iconográfica, esta associada á familiaridade com temas e conceito específicos.

Na Interpretação Iconológica não chega as leituras, nesta etapa o método de interpretação é mais profundo não sendo apenas uma análise. É necessário intuição sintética associada ao significado intrínseco que constitui o mundo dos valores simbólicos: Em pinturas São João Baptista é identificado através da cruz que ele carrega, sem a cruz não era São João Baptista.

Para se fazer uma interpretação Iconológica é necessário primeiramente fazer-se uma boa descrição pré iconográfica e uma boa Análise Iconográfica.

Madalena Abecassis Moya,

20140122

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (342 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com