TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme "A preciosa história da esperança"

Seminário: O filme "A preciosa história da esperança". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Seminário  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA TANGARÁ DA SERRA MT POLO: 7281

Relatório do Filme

Preciosa

VÂNIA BATISTA MOREIRA- RA:400767

Enlaces da Pedagogia

PROFA: Elizeti Aparecida Riquena

Tangará da Serra 15 de outubro de 2013.

TANGARÁ DA SERRA

O filme Preciosa uma história de esperança tem direção e autoria de Lee Daniels, estreou no ano de 2009, com as atrizes Paula Patton, Mariah Carey, Lenny Kravitz e Gabaurey Sidbe, tendo como protagonista a atriz Mo Nique, a trilha sonora é de Mário Grigory e a fotografia de Andrew Dunn. É uma adaptação cinematográfica do romance "Empurrar por Safira", recebeu seis Oscar, inclusive o de melhor diretor, onde pela segunda vez um afro-americano foi homenageado e indicado também como melhor filme e melhor imagem.

O filme Preciosa nos conta a história de Claireece Preciosa Jones, uma adolescente de 16 anos que residente no bairro de Harlem, em Nova York. Preciosa, como prefere ser chamada, cresceu e vive em um ambiente hostil, no qual se defrontou com muitas adversidades, tais como a pobreza e o preconceito, pois Preciosa, além de negra, era também obesa e mãe adolescente. Preciosa foi vítima de múltiplas formas de violência em seu próprio lar, tais como a negligência dos pais com relação a sua saúde e educação, episódios constantes de violência psicológica de sua mãe e também violência física e sexual efetuadas pela sua mãe e seu pai, que lhe gerou seus dois filhos.

Além de ser muito agredida em sua casa sofridas, Preciosa era vitima bullying na escola, fazendo com que ela ficasse sentada em silêncio na última carteira da sala de aula durante todo ano letivo, e evitava ao Maximo circular pelos corredores, essa alta exclusão lhe prejudicou muito, pois chegou aos 14 anos sem compreender direito os que os professores lhe diziam, sendo assim abandonada por todos no fundo da sala de aula. Ao descobrirem a segunda gravidez de Preciosa, a diretoria do colégio decidiu que a melhor solução seria Preciosa ser transferida para uma escola alternativa, onde ela conhece a professora Rain que lhe oferece uma educação mais inclusiva e elas juntam constroem um relacionamento um próximo e muito respeitoso que, juntamente com as amizades estabelecidas na nova escola, vão auxiliar Preciosa dar um rumo em sua vida.

O filme retrata de forma realista o pesadelo vivenciado por vítimas de violência em seu próprio lar. As cenas de Preciosa vivenciada em sua casa eram sempre escuras, de modo a ressaltar a tristeza e desesperança reinantes. E todas as vezes que Preciosa passava por algum tipo de violência ou algum tipo de humilhação ela imaginava ser uma figura famosa, cercada por fãs e bem cuidada, e essa imaginações eram uma explosão onde ela esbanjava alegria e felicidade. Mas pena que essa alegria era por pouco tempo.

Em “Preciosa – Uma História de Esperança” podemos apreciar a jornada de uma garota por um caminho com inúmeros obstáculos, mas que nunca deixa de acreditar que ira ter um futuro melhor para si e seus filhos. O decorrer do film nos revela que Preciosa ainda enfrentaria muitas dificuldades antes de encontrar a” tal felicidade”, como cuidar sozinha da filha portadora de Síndrome de Down e do filho mais novo ainda um bebe, arrumar um emprego e ter que lidar com os sintomas da AIDS,que fora transmitida pelo seu pai, mas ela se sente capaz de dar os primeiros passos. Apesar de ter dado a luz a pouco tempo Preciosa apresenta progresso, nao só na escola, mas também no ambiente em esta vivendo, se tornando, mas comunicativa, progressos que lhe garantirão uma vida mais estável e também mais feliz. Mesmo sabendo ela que algumas marcas das violências que ela sofrera jamais desapareceram de sua viva mesmo pelo fato de seus dois filhos serem filhos de abuso praticado pelo seu pai.

Um aspecto muito importante apresentado no filme se refere a sensibilidade com que a rede de fatores de proteção é apresentada a Preciosa durante a sua trajetória. Nos mostra a suma importância do papel do assistente social na sociedade, mas também a dura realidade das falhas existentes nessa rede de proteção, e principalmente na escola de ensino regular onde Preciosa estudou e frequentou por quase dez anos, e onde desde muito criança apresentava os sinais e sintomas de vitimização sofrida em casa,e nenhum dos profissionais conseguirão identificar ,nem ao menos lidar com as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por ela.

Portanto relatar a comovente história de Preciosa, o autor atingiu seus objetivos, trazendo ao espectador uma visão de que não só o amor, a educação como também a esperança, fez com que Preciosa seguisse de cabeça erguida, lutando por um futuro digno ao lado dos seus filhos. Apesar de ter motivos para se tornar uma mulher revoltada e, até mesmo entrar para o mundo do crime, Preciosa encontrou amigos que a amavam de verdade, incentivando-a aos estudos, mostrando-lhe outra realidade diferente da que ela foi criada, fazendo-a acreditar num futuro melhor.

Este filme é indicado como forma de estímulo e superação para todas as pessoas que, assim como Preciosa, sofrem estes tipos de preconceito e humilhações, para que busquem dentro si forças suficientes para encontrar um caminho a seguir sem perder a esperança. É indicado a todas às Preciosas.

O filme Preciosa uma história de esperança tem direção e autoria de Lee Daniels, estreou no ano de 2009, com as atrizes Paula Patton, Mariah Carey, Lenny Kravitz e Gabaurey Sidbe, tendo como protagonista a atriz Mo Nique, a trilha sonora é de Mário Grigory e a fotografia de Andrew Dunn. É uma adaptação cinematográfica do romance "Empurrar por Safira", recebeu seis Oscar, inclusive o de melhor diretor, onde pela segunda vez um afro-americano foi homenageado e indicado também como melhor filme e melhor imagem.

O filme Preciosa nos conta a história de Claireece Preciosa Jones, uma adolescente de 16 anos que residente no bairro de Harlem, em Nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com