TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Preciosa. Reflexão critica

Resenha: Filme Preciosa. Reflexão critica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Resenha  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 4

Filme Preciosa

Reflexão critica

O filme relata a vida de Clarisse Preciosa Jones, uma adolescente de 16 anos, negra, obesa, habitante do Harlem, que sofre violência doméstica e Vítima da violência sexual de seu pai , esta na escola mais não sabe ler nem escrever.

O filme revela a complexidade da relação que se estabelece entre o assistente social e as demandas dos usuários dos serviços sociais.

Preciosa no seu processo de acolhimento na escola conservadora mantinha uma postura do mais profundo silencio, sofria bulling por não atender os padrões da quela sociedade e era culpabilizada por estar grávida,mesmo passando por essas situações coninuou na escola por alguns meses, com a intervenção da assistente social que centra o atendimento nos benefício assistenciais que Preciosa e sua família recebe.Abindo Mao de conhecer o histórico da família e também da adolescente com por exemplo buscar saber o cotidiano da família se trabalha quanto ganham,quais são os vínculos familiares que ela mantém porquê ela estava sendo transferida daquela escola, saber se ela esta fazendo acompanhamento do pré natal, se seu filho estava sendo acompanhado pelos médicos,levantar mais questão sobre a saúde da adolescente que estava em um período que requer atenção,convidar essa família para um atendimento individual,permitindo ,assim o aprofundamento do contexto historico que a família e a adolescente esta inserida.

Na nova escola preciosa e as demais adolescentes são acolhidas com sujeitos de direitos que é determinante no processo de auto afirmação das adolescentes. A professora usa métodos de aprendizagem baseado na leitura e na escrita dos fatos relativos ao cotidiano da suas vidas. assistente social atende a adolescente em uma baia e insistindo par que ela relatar o que esta acontecendo ameaçando cortar o benefício recebido por preciosa e ameaçando em tirar seus filhos desconsidera o psicológico da jovem,desta forma demonstra a falta de objetivo no foco que era conhecer o que estava acontecendo na vida de preciosa fazer julgamento para comprometer a relação . Perdendo o controle do atendimento desconsiderando o código de ética da profissão.

Relatório Social do filme preciosa

Clarice Preciosa Jones é uma adolescente habitante do Harlem fora dos padrões imposto pela indústria da beleza, obesa, negra, pobre e semi analfabeta com 17 anos de idade é mãe de uma filha especial e encontra-se grávida do segundo filho, ambos gerados pelo seu genitor . A adolescente mora com a mãe e a mesma tem conhecimento que Preciosa é abusada sexualmente pelo pai, ela também é agredida por sua mãe que arremessa contra ela objetos que encontra próximo deixando a machucada, a faz comer mais do que o necessário, e o despreza. Esta é soropositiva, fruto da transmissão do vírus HIV durante a série de estupros cometidos pelo seu genitor 5º ECA (Lei nº 8.069/1990).

“Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão... por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”

Na escola ela é vítima de bulling

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com