TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Filme "Preciosa"

Artigo: Análise Do Filme "Preciosa". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 4

AUTO-ESTIMA

Auto- estima é a capacidade de uma pessoa em confiar em si mesmo, de se sentir capaz de enfrentar qualquer obstáculo, é ter amor próprio.

Muitos acham que auto- estima é o mesmo que egoísmo, porém qual é o problema de se sentir feliz pelo que é?

Além de tudo, a baixa auto-estima gera medo, tensão, depressão, ansiedade, fobias, entre outros problemas/doenças. O que não pode ser feito é deixar que alguém “nos derrube”, tire algo tão importante para nossa saúde mental, emocional e até mesmo corporal. Porém por mais que alguém fala isso, também podemos ser nosso próprio inimigo e criar barreiras para nós mesmos.

Afinal de contas, se auto-estima fosse algo ruim, um sinal de egoísmo, não existiria tantas palestras à seu favor e que geram grandes resultados.

PRECIOSA X AUTO-ESTIMA

Preciosa não tinha auto-estima, não confiava em si mesma, e não era para menos. Passar toda sua vida sendo maltratada principalmente por sua mãe não a fez ser uma pessoa que se sente amada e segura. Além de se achar inútil, também se achava feia e burra, de tanto ouvir o que os outros achavam, mas não viam realmente quem ela era Preciosa passou a se reduzir como pessoa e acreditar no que achavam.

Além de não ter amor próprio, sua concepção de amor era distorcida. Por ser abusada pelo pai que dizia que a amava, mas a engravidou duas vezes e foi embora, ela se viu mãe solteira sem nunca ter namorado e além de tudo com AIDS que foi passado pelo próprio pai. Essa relação imprópria com o pai fez com que sua própria mãe também a odiasse, então como uma pessoa que sofreu desde criança pode se amar se o amor familiar não existe? Ter que criar forças sem ter em que e quem se apoiar não aumenta a auto-estima de ninguém, apenas diminui cada vez mais. Algumas vezes para se sentir bem e sair dessa cruel realidade, Preciosa se imaginava bem arrumada, linda e acima de tudo, amada. Usava sua imaginação como uma válvula de escape.

AUTO-IMAGEM

Auto-imagem é o conhecimento que uma pessoa tem de si mesma, como ela se descreve, se vê, e tem um valor muito grande relacionado a auto-estima.

Há a auto-imagem individual que se refere à características que fazem a pessoa ser única. Auto-imagem coletiva, referente aos grupos sociais que uma pessoa faz e a pertinência para fazer parte desses grupos. Auto-imagens potenciais, que significa a imagem que a pessoa tem de si no futuro. Grande parte da auto-imagem é constituída na infância, mas mesmo na fase adulta, onde ela já se estabilizou, pode variar

PRECIOSA X AUTO-IMAGEM

Preciosa não se via bonita, isso é fato. Sua visão era de uma negra, gorda, pobre, burra, que não prestava para nada, não era amada e com AIDS. Não Sua aparência não era bonita, tanto que já se imaginou loira dos cabelos lisos e magra. Não se envolvia em grupos sociais, não tinha amigos e não falava com as pessoas.

Sua concepção mudou ao perceber o amor de verdade e que as pessoas se importavam com ela quando sua professora a incentivou a lutar pelo que quer. O que antes era impossível passou a ser possível ao ter uma perspectiva de vida e um futuro melhor. Ela podia não ser linda, magra e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com