TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mundo grego

Seminário: O mundo grego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Seminário  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

O Mundo Grego

Ideia Central

• Para os antigos gregos a beleza era extremamente importante, tanto quanto as questões morais e éticas. Eles buscavam equilíbrio entre a beleza física exterior e a beleza moral interior, pois viam isto como ponto chave para que a pólis prospera-se.

• Na arquitetura a beleza externa de uma edificação dependia de sua dimensão e importância.

• Acreditava-se que os grandes templos gregos não serviam apenas para adoração aos deuses, mas também para que os cidadãos não se esquecessem de seus valores e de suas conquistas e mantivessem um comportamento moral e ético adequado.

Ideias Parciais:

• As culturas egeias sofreram uma forte influencia da Mesopotâmia e do Egito através do comercio – com a produção de artefatos variados e produtos agrícolas eles começaram a comercializar com outros povos -. Com isso foram aprendendo coisas novas que foram se integrando a sua própria cultura.

• Os Minóicos que são uma das civilizações do Egeu pode ter herdado esse nome de um antigo rei, mas não se sabe ao certo se esse era o nome do soberano ou simplesmente um titulo. O que se sabe hoje é aquilo que vem dos arqueólogos que trabalham muito nos sítios escavados em Creta, assim como Cnossos que é o maior e o mais conhecido. Com varias destruições ao longo dos anos, sabe-se que não é fácil compreender as extensas ruínas e mesmo reconstruindo alguns dos principais salões cerimoniais não se sabe ao certo a verdadeira função do complexo. Assim como não se sabe se o aparecimento da cultura micênica na fase final de Cnossos resultou de uma invasão ou da assimilação pacífica.

• A civilização micênica deve seu nome a maior cidadela de uma sociedade mercantil chamada de Micenas, esta que alconçou seu apogeu depois de 1450 a.C., aproximadamente, talvez fortalecida pelo contato com a cultura minoica. Sua entrada principal era o Portal dos Leões onde os visitantes tinham que caminhar por passagens estreitas dando vantagem ao anfitrião em caso de batalha. É na cidade de Micenas que se encontram os túmulos com forma circular (tholoi), que eram construídos em alvenarias de pedra com falsos arcos ou cúpulas com fiadas em balanços sucessivos, método usado também pelos egípcios.

• Período Arcaica, foi durante a idade das trevas, onde se começou a expandir a agricultura, novas terras e comércios, desta forma estabelecendo colonizações na Ásia Menor, Sicília e no norte da Àfrica. Neste período, que surgiu os templos, onde se adorava os deuses baseado no projeto do mégaron micênico, que foi o melhor contribuição dos gregos a história da arquitetura neste período.

• Período Clássico, onde floresceu o Império Persa na Mesopotânia, se mantendo fortes e dominantes das cidades Jônicas da Ásia Menor até que em meados de 479 a.C. foram derrotados em terra e mar. Foi no Período Clássico que surgiu a Liga Delia formada por Atenas principal cidade do continente e ás cidades Jônicas, para impedir incursões persas.Quatro edificações foram construídas neste período, conhecidas como a fase madura da arquitetura grega.

• Período Helenistico: Terminou em 431-404

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com