TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTUGUÊS

Artigos Científicos: PORTUGUÊS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Texto integral

PDF 188kAssinalar este documento

1O aparecimento do mais recente livro de Pierre-Michel Menger, Portrait de l’artiste en travailleur, constitui uma oportunidade ímpar para reflectirmos sobre os caminhos da sociologia das artes, ancorados nos trabalhos de investigação desse sociólogo.

1 Cf. P.-M. Menger, Le paradoxe du musicien. Le compositeur, le mélomane et l’État dans la société c (...)

2Vinte anos depois da primeira edição de Le paradoxe du musicien, obra que marca o princípio do seu percurso, profundamente ligado à sociologia da criação musical, o autor edifica um importante e incontornável quadro conceptual, no domínio da sociologia das profissões, mercados das artes e trabalho artístico. 1

2 Actualmente, o Centro de Sociologia das Artes designa-se Centro de Sociologia do Trabalho e das Ar (...)

3No princípio dos anos noventa, Pierre-Michel Menger sucedeu a Raymonde Moulin na direcção do Centro de Sociologia das Artes e, desde então, tem vindo a dedicar-se, em particular, ao estudo dos diferentes métiers do espectáculo, modalidades de carreira dos artistas, mercados de trabalho nas artes, impacto das políticas culturais públicas. 2

4Dois dos seus livros mais recentes testemunham, claramente, a organização do seu campo de pesquisas.

5Em primeiro lugar, destaca-se a análise da arte como profissão: o livro La profession de comédien. Formations, activités et carrières dans la démultiplication de soi (Paris, La Documentation Française, 1997, 455 pp.) é disso um exemplo e representa um domínio de aplicação das démarches teóricas que Pierre-Michel Menger preconiza para as artes do espectáculo.

6Em segundo lugar, a análise da arte como trabalho: o livro Portrait de l’artiste en travailleur. Métamorphoses du capitalisme (Paris, Seuil, 2002, 96 pp.) apresenta a arte como um modelo fecundo para o estudo das formas contemporâneas de emprego, recomposição dos mercados de trabalho e gestão das carreiras.

7Em conjunto, estes livros merecem-nos duas breves notas, relevantes para a sua leitura. Por um lado, o autor concebe uma aproximação sociológica das artes atenta à situação do artista, à sua aprendizagem e gestão da incerteza e do risco, às suas condições de profissionalização, produção das obras e acumulação de saberes, no seio das organizações artísticas. Por outro lado, o autor procura nos instrumentos de trabalho de outras disciplinas, como a história da arte e a economia, uma resposta pluridisciplinar para o estudo dos mundos da arte, inovação e originalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com