TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedaços musicais da música brasileira da década de 1980

Artigo: Pedaços musicais da música brasileira da década de 1980. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 12

Contexto Político:

Nos anos 80, o fim da ditadura militar (e, conseqüentemente, o fim da censura), o atentado do Riocentro (1981), o movimento de democratização das “Diretas Já”, que clamava por eleições diretas à presidência, a eleição de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil, eleito através do colégio eleitoral e sua morte, em 85, a criação da nova Constituição Brasileira em 1988, ensejaram mudanças radicais nos rumos políticos do país.

O Rock Brasileiro, ou BRock(apelido dado por Nelson Motta que usaremos daqui em diante) ,estourou no país e trouxe à tona uma juventude que tinha sido reprimida pela ditadura militar(que comandava o Brasil desde 64).Era hora de reaprender o que era “liberdade de expressão”.Nesse contexto é que surgem os roqueiros brasileiros da década de 80:inspirados nos americanos,esses músicos exprimiram em suas canções, as opiniões, os sentimentos e anseios de sua geração.

CARACTERÍSTICA MUSICAL NOS ANOS 80

A década de 1980 vai de cara com o rompimento da música brasileira marcada pela pura crítica ao regime militar e a sociedade, caracterizada como música de protesto, e abrir caminhos para a inovação de temáticas do cotidiano, puramente marcada pela vida urbana das grandes cidades. Nesse período existiu uma forte inspiração da música internacional, onde o rock nascente vai tentar fugir, até mesmo das formas rítmicas musicais tão presente no movimento tropicália dos anos anteriores, que reunia expressões musicais nacionais dos mais variados rincões do Brasil.

Fazendo uma brevíssima síntese da cultura audiovisual brasileira nas últimas décadas, teríamos, então, esse primeiro pós-moderno - o dos anos 80 - que assimila o discurso do pós-modernismo (principalmente norte-americano) e os aspectos mais superficiais da pós-modernidade (até por sua condição de país periférico, de modernização lenta e incompleta) para contrapor-se ao nacionalismo retrógrado, ao autoexotismo folclorizante.

Fugindo do estilos nacionais a música brasileira dos anos 80, vai ganhar uma nova roupagem através de novas letra e de novos estilos musicais, e denominada de rock nacional.

O rock brasileiro da década de 80 é também considerado por muitos como pop rock nacional dos anos 80. Foi um movimento musical que surgiu já no início daquela década. Ganhou o apelido de BRock do jornalista Nelson Motta.

O BRock se caracterizou por influências variadas, indo desde a chamada new wave, passando pelo punk e pela música pop emergente do final da década de 70. Em alguns casos, tomou por referência ritmos como o reggae e a soul music. Suas letras falam na maioria das vezes sobre amores perdidos ou bem sucedidos, não deixando de abordar é claro algumas temáticas sociais. O grande diferencial das bandas deste período era a capacidade de falar sobre estes assuntos sem deixar a música tomar um peso emocional ou político exagerados. Fora a capacidade que seus integrantes tinham de falar a respeito de quase tudo com um tom de ironia, outra característica marcante do movimento.

É nesse contexto que se constituirão a maioria das produções musicais da música brasileira nos anos 80, denominados de Rock Nacional do anos 80.

AS LETRAS DAS MÚSICAS E A EXPRESSÃO DA VIDA SOCIAL

“Agente não quer só comer

Agente quer comer, quer fazer amor

Agente não quer só comer

Agente quer prazer pra aliviar a dor

Agente não quer só dinheiro

Agente quer dinheiro e felicidade”

(Titãs, “comida”,1987)

Nos anos 80, o Brasil passou por uma crise econômica ligada diretamente as políticas implementadas durante a Ditadura Militar. Esse modelo econômico dos anos 60-70, que foi financiado por empréstimos do exterior, começou a entrar em crise já no final da década de 70 e junto com o agravamento político e social, foi à causa de grandes protestos no campo e nas cidades. Foi quando começou o processo de abertura política que conduziu á reestruturação democrática.

A transição democrática no Brasil começou em 1974, com as eleições diretas para governador, a elaboração de uma constituição democrática em 1988 e, finalmente, nas eleições diretas para presidente em 1989. Ao longo desses anos de transição democrática, o Brasil foi conduzido a um enorme endividamento externo e interno com altas taxas de inflação, apesar das frustradas tentativas dos últimos governos em acabar com os problemas econômicos. Entre tentativas estava o chamado Plano Cruzado (1986). Diante desses graves problemas o jovem brasileiro se mostrava participativo, apesar da ala estudantil, representada pela UNE, estivesse desmobilizada e desorganizada, presa a divergências internas, fruto, em parte, da própria repressão desencadeada pelos militares desde o final da década de 60.

Depois disso, os grupos de rock brasileiros foram se multiplicando em grande proporção, acompanhando a explosão do mercado nacional para esse tipo de musica, através das grandes gravadoras ou selos independentes.

“Eu minha gata

Rolando na relva

Rolava de tudo

Humildes piratas, pirados

Perdidos na selva...”

(Gang 90 e os Absurdetes, “Perdidos na Selva”,1981)

Assim como no resto do mundo, os punks paulistas acabaram abrindo caminho para o surgimento de novas bandas. È quando aparecem vários grupos de extrema importância e influência para o rock jovem brasileiro: Voluntários da Pátria, Mercenárias, Smack, Fellini, Akira S., Ultraje a rigor, Ira!, Titãs, entre outros, apesar de nem todos alcançarem sucesso nacional. A música Inútil, de Roger Rocha Moreira, da banda Ultraje a Rigor, se tornou uma espécie de hino político da juventude durante a campanha das “Diretas-já”.

“A gente não sabemos escolher presidente

A gente não sabemos tomar conta da gente

A gente nem sabemos escovar os dentes

Tem gringo pensando que nós é indigente

Inútil

A gente somos inútil...”

(Ultrage a Rigor-1983)

Ao contrário de São Paulo, o rock carioca, pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com