TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pegagogia

Por:   •  26/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

 

RELATORIO

O estagio descrito neste relatório foi realizado na Escola Centro Educacional Lara Ribas localizada na 2 Travessa Santo Antonio s/n Santo Antonio, São Luis -MA.

O presente relatório  tem como objetivo aperfeiçoar meus conhecimentos adquirimos no curso de Pedagogia, onde foram realizadas atividades de observação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades da prática diária  e regência em momentos como apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem com alunos da 2 serie do Ensino Fundamental.

Durante o periodo de estagio meu trabalho abrange a relatividade de algumas disciplinas, como fonte de aprendizado e aplicação da teoria com a pratica.

A pratica é de grande importância para termos consciência da realidade dos alunos e professores, a partir da observação adquirimos experiência, pois questionamos, tiramos duvidas antes da pratica.

O trabalho vem fortalecer a relação teoria e pratica baseada no principio metodológico que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos na vida acadêmica, profissional e pessoal, este relatório mostra as considerações, sobre observação que foi realizada, o estudo do programa Político Pedagógico, assim como a disponibilização do material confeccionado, onde será utilizado pela turma alem da produção de texto referente a observação capacitação e regência Com algumas mudanças  no Ensino Fundamental crianças estão indo mais cedo a escola, com isso e Escola também tem grandes desafios, com avanços tecnológicos e descobertas cientificas transformando nossa sociedade e mudando valore, atitudes e costumes.

Com toda essas mudanças tanto o aluno como a Escola exige um professor bem informado, preparado, que saiba respeitar a diversidade cultural de cada aluno.

ATIDIDADES DESENVOLVIDAS

FASE DE OBSERVAÇÃO

Em meu relato coloco minhas  reflexões sobre as observações feitas no segundo ano do Ensino Fundamental.

Esta etapa é de grande importância para o contato inicial  com o grupo que será efetivado o estagio, no período de observação vi como reflexão sobre as praticas existentes no sistema educacional brasileiro, estas reflexões foram construídas com bases nos conhecimentos desenvolvidos através dos estudos no curso de Pedagogia.

Ao observar a turma pensei logo em um projeto que buscar resgatar e conceituar a valorização da família, a importância da família de cada um de nos.

Durante as observações pude perceber o quanto o ensino ainda esta voltado para concepções que fraguementam e descontextualizam o ensino, as dificuldades que os alunos possuem em desenvolver seus conhecimentos, mas com o tempo de observação e o não conhecimento mais profundo da realidade social das crianças.

A observação é fundamental para aquisição de conhecimentos e experiências  para atuar com os educando, minha observação  foi  muito importante e participativa conhecer cada um, me encantei pela forma dinâmica que e educar e cuidar da educação.O estagio supervisionado ocupa lugar importante na formação docente.

CARATERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO

O estagio supervisionado em ensino fundamental I foi realizado no Centro Educacional Lara Ribas localizado na 2 Travessa Santo Antonio, s/n, Santo Antonio, São Luís - Ma, horário de funcionamento de segunda a sexta feira das 07:30hs as 17:30hs no turno noturno o EJA.

A escola foi fundada dia 03 de fevereiro de 2000, composta por 08 salas e 69 Funcionários.

O Centro Educacional Lara Ribas tem um quadro de alunos  a maioria de famílias de baixa renda, nível sócio cultural educativo deficiente, e ausência de alguns genitores.

A construção do prédio é de alvenaria, precisando melhorar o estado de conservação tanto na parte externa como interna, mantém uma pintura antiga, forro de madeira e PVC e a escola e Estadual.

Apresenta uma biblioteca mas pouco desorganizada pois os livros ficam dentro de um armário junto com matérias escolares somente os professores a utilizam. A sala onde funciona a Secretaria foi adaptada para sala de vídeo, com uma televisão. Possui ampla quadra e o pátio coberto co bastante espaço para os alunos.

A escola não possui um refeitório com isso os alunos fazem o lanche no pátio, conserva um bebedouro para os pequenos, mantendo muita limpeza e organização, o espaço físico e amplo salas grandes e arejadas.

Quanto aos banheiros são limpos com piso e azulejos tanto para os funcionários e alunos contendo três vasos sanitários duas pias baixas, adequadas a idades das crianças, dividido meninos e meninas.

Apresenta uma sala da diretora, ou sala  do auxiliar administrativo, que serve para o atendimento de pais e responsáveis , a escola  também esta adaptada para o recebimento de alunos com necessidades especiais .

Possui uma cozinha ampla arejada, organizada com  uma geladeira, freezer, pia, fogão industrial e comum, despensa com produtos não perecíveis, copos, pratos, panelas, colheres, onde somente o funcionário responsável tem acesso.

 A escola não possui uma brinquedo teca, mas os jogos , brinquedos e brincadeiras acontecem dentro das salas e no pátio.

Composta de 07 salas de aulas, ampla com cadeiras, mesas adequadas mesa do professor, na sala contem lousa, calendarios, chama dos alunos, espaço para grande mural das atividades realizadas.

A escola mantém uma rotina bem agitada com brincadeiras, recreação, aulas diversificadas, roda de leitura, teatro, trazendo uma alegria prazerosa na construção do projeto político  pedagógico.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO

O momento do estagio se configura como um momento de trabalho reflexivo, a partir do estagio percebi que é de fundamental importância que a pratica do professor seja  ação -reflexão-ação, pois quando há este dialogo e esta reflexão sobre a pratica o processo de aprendizagem ocorre de forma eficaz.

O conhecimento adquirido mo estagio, foi que percebi que o planejamento, é imprescindível e essencial, pois houve dificuldades, mas aos poucos fui modificando, inovando e constatei  que surtia efeito, compreendi que não existe receitas prontas mas que a cada dia a sala de aula reserva muitas novidades, surpresas onde temos que estar preparados, planejados  pois a sala de aula é um espaço variado cheio de surpresas.

Percebi na execução das aulas a motivação dos docentes, interesse pela aulas, bem produtivas, durante as atividades lúdicas desenvolvidas todos participavam em grupos ou duplas o tão somente individual, sentiam-se felizes ao realizar as atividades o lado intelectual era aflorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com