TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pegagogia Olhando Para frente series iniciaos

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7° SEMESTRE

FRANCIELE FONTINI DOS SANTOS

O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Produção Textual Individual

[pic 3]

ARIQUEMES

2015

FRANCIELE FONTINI DOS SANTOS[pic 4]

O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Currículo escolar e as tecnologias em educação, Políticas publicas na educação básica, Fundamentos da gestão educacional e seminário III – 7° Semestre

Orientador: prof. Cyntia Simioni França, Raquel Franco, Edilaine Vagula, Vilze Vidotti e Laura Cabral

Tutor de sala: Aurea Castilho Viana

Ariquemes-RO

2015

Introdução

O presente trabalho aborda apresentar a importância da gestão educacional na atualidade qual deve ser o papel do gestor educacional frente às novas tecnologias educacionais e como contribuirá para que estes recursos sejam incorporados à prática pedagógica do professor. O uso das novas tecnologias no espaço escolar se tornou uma ferramenta relevante nos processos que se desenvolvem dentro da escola.

Uma gestão inovadora, criativa e democrática, consegue manter o grupo de profissionais unidos e participantes nas decisões essenciais para o desenvolvimento e andamento dos diversos processos, nos diferentes segmentos da escola.

Para que conseguimos fazer um trabalho gratificante e satisfatório  , gestor e educadores devem estar comprometidos, envolvidos e participantes nas pendências do espaço escolar. É necessário determinação, um relacionamento entre o grupo de trabalho, onde seus membros compreendam o significado dessa união para o sucesso dos projetos que deverão ser desenvolvidos na instituição. Segundo a LDB de 1996, as escolas são responsáveis pela promoção e aplicação dos processos significativos que perpassam os segmentos da vida de uma pessoa.

 O uso da tecnologia em formação educacional e profissional assegura a educação com o controle desses recursos desde que utilizados corretamente no espaço escolar. As atribuições dos profissionais que atuam na área da educação devem estar sistematizadas de acordo com uma gestão democrática, que deve direcionar as ações pedagógicas na escola. Deve haver liberdade de expressão entre o grupo de trabalho, confiança e amizade. Sempre que necessário buscar apoio em outras instâncias da rede pública e se preciso com a própria comunidade escolar.
            Para retratar algumas questões explicitadas no texto foi aplicado um questionamento para os gestores de uma escola da rede estadual de ensino público do estado de Rondônia  que fica situada na cidade de Alto Paraíso. De acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola, o uso das tecnologias na prática dos professores é importante para desenvolvimento dos trabalhos e das aulas a serem ministradas. É um recurso essencial diante a realidade social vigente, onde os alunos dominam saberes que ultrapassam em muito as habilidades de alguns professores que estagnaram no tempo diante as inovações. Os alunos já dominam grande parte das tecnologias existentes e cada vez mais avança no conhecimento e domínio desses recursos. As tecnologias que a escola disponibiliza para seus alunos não são as top de linha do mercado mais é bastante satisfatória diante a grande quantidade de conhecimento que estes dominam diante o recurso disponibilizado. Esta situação acaba exigindo do profissional capacitação para operá-las de forma a atender as expectativas que vem de fora dos portões da escola.

A instituição pesquisada foi a Escola  Estadual de Ensino Fundamental e Médio Laurindo Rabelo localizada no município de Alto Paraíso-RO oferta Pré até 9° (nono) ano do Ensino Fundamental, além de ofertar a modalidade de ensino EJA (educação de jovens e adultos) no período noturno.

Vejamos o questionário que foi respondido pelos gestores da escola:

Mantenedora do estabelecimento:

( X ) estadual    (   ) Municipal

Localização: A escola Rogério da Silva Gonçalves é uma instituição Municipal de ensino que está localizada na área urbana cito a Rua Paulo VI nº 4600 Bairro Rota do Sol, Alto Paraíso/RO.

O estabelecimento oferta:

Educação infantil                           ( x )

Ensino fundamental 1° ao 5° ano  ( x )

Ensino fundamental 6° ao 9° ano  ( x )

Ensino médio                                 (    )

Educação de jovens e adultos       ( x )

Educação profissional                    (    )

A escola possui laboratório de informática:  ( x ) Sim         (   ) Não

O laboratório é utilizado:

( x ) por professores e alunos

(   ) somente professores

(   ) somente alunos

O laboratório conta com um técnico para auxiliar os professores?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com