TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensar é Uma Atitude Criativa

Casos: Pensar é Uma Atitude Criativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO DE DESIGN

METODOLOGIA DE PESQUISA EM DESIGN

Prof. Silvia Trein Heimfarth Dapper

Aluna: Édna Baronio dos Santos

Como diria Nietzsche, pensar é (antes de tudo) uma atividade criativa

Para Nietzsche, há duas formas de se pensar, totalmente distintas. A primeira é por imagens através da imaginação, que consiste em ver similaridade entre as imagens. A segunda é a razão, que busca uma relação entre causalidade e conceitos. Para ele, a primeira forma de organizar o pensamento é através da imaginação, pois pode- se produzir imagens, mesmo que no inconsciente, e tornar visível o que ainda não é real. Ela é a base para desenvolver todo pensamento que tem o intuito de ser preciso.

A essência das coisas não á falada através de imagens ou conceitos, pois ambas são metáforas. As imagens são metáforas que falam somente por intuição e os conceitos são metáforas que falam do que não é real. Nietzsche valoriza mais o pensamento por imagens do que por conceitos, por que ele define o conceito como uma metáfora sem cor, gasta e por outro lado, a imaginação pode te trazer um mundo de pensamentos. Raciocinar parte de um princípio lógico te direcionando a uma determinada conclusão. Segundo ele, enquanto a imaginação te deixa estimular a criatividade com diversas possibilidades, a razão exige algo mais concreto e coerente, limitando a liberdade, ousadia.

Do ponto de vista de Nietzsche, um conhecimento verdadeiro não há como ser fundamentado. Em função de a razão não ser legitimada por si mesma, ela não pode ser o fundamento da verdade científica. Ele considera que o abstrato, ilusão, associação de imagens, palavras ou conceitos é a tendência natural do homem, de sua natureza. Nietzsche não vê problemas no caráter retórico, ilógico, arbitrário e poético sobre a formação da linguagem do conhecimento. E inclusive reconhece a importância das grandiosas construções do homem e destaca que estas construções teóricas são criações poéticas e que surgem do próprio homem, estruturando e organizando a vida humana.

Os homens acabam confundindo as palavras com as coisas e acredita que o mundo é tal como ele vê. Enfim, para associar imagens, palavras, conceitos e sentidos é preciso imaginar, pensar e conhecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com