TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período Minóico

Artigo: Período Minóico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

Período Minóico

Grécia: Período minoico

Os minóicos, designação dada os povos cretenses por habitar a ilha do lendário Rei Minos, alcançaram seu apogeu entre 2000 a.C e 1400 a.C.

A época minóica, também conhecida por época Homérica, data de 2700 a.C (período helenístico). Aqui está a origem da Grécia arcaica, dividida em dois períodos:

• Helênico – [Arcaico e depois clássico]

• Helenístico.

obs: Grécia é arcaica até o desenvolvimento da:

• Escrita;

• Cidade (conceito)

• Moeda

Estes três itens dão origem ao período chamado Clássico.

Histórico.

Com uma cultura primitiva, nômade; conseguem se estabelecer posteriormente através da escrita, cultura mais organizada, expansão e organização política.

Ao sair do local onde se consolidaram, conquistam novas terras e tem contato com novas culturas.

Eles começam a se fixar em novos territórios devido, entre outros fatores:

• Clima favorável;

• Espécies para caça;

• Domesticação de animais;

• Agricultura

Após períodos de estagnação, a relação com a natureza floresce. Assim surgem as primeiras divindades protetoras e os mitos. Outro ponto a ser ressaltado é que a língua e a escrita grega foram estruturadas, em parte, pelos mitos, pois eram passados por transmissão oral , para isso era necessária uma forma mais sofisticada de comunicação.

O apogeu da Civilização Minóica ocorreu ao redor do ano 1700 a.C. quando um grande terremoto assolou a ilha destruindo os palácios de Knossos, Festos, Malia e Kato Zakros. Após a tragédia, os palácios foram reconstruídos em maior escala, a população aumentou, construiu-se um sistema de esgoto, túmulos maiores e esculturas mais elaboradas. Esse momento é o começo do Período Neo-Palaciano, o qual denota o ápice da Civilização Minóica. Em meio ao próspero momento foram construídas naus rápidas e resistentes o suficiente para transpor o Mar Mediterrâneo. Ocorreu a expansão comercial através da exportação de jóias, cerâmica, azeite e lã, assim como a expansão territorial e política com a fundação de colônias em ilhas do Mar Egeu e na Sicília . A decadência da Civilização Minóica aconteceu no final do Período Neo-Palaciano, quando a cultura ruiu e os palácios foram novamente destruídos. Mais tarde outro desastre natural contribuiu para a derrocada de tal povo, a explosão de um vulcão na ilha de Santorini fez com que tsunamis atingissem os portos de ilha de Creta. Os principais mercados dos Minóicos foram destruídos e abriu-se espaço para a chegada dos Dórios, tribo indo-européia, que conquistaram os decadentes Minóicos. Estes perderam a capacidade de sustentar comércio com outras culturas e nem conseguiam mais defenderem-se dos invasores, o resultado foi o surgimento de uma guerra civil fragmentando a civilização em vários grupos.

. Para colocar um fim à Civilização Minóica, os Dórios invadiram a ilha de Creta ocupando as cidades abandonadas e construindo sobre as cidades destruídas suas novas bases e assimilaram em 1380 a.C. os Minóicos restantes que se refugiaram no leste da ilha.

A cultura Minóica foi muito significativa no Mar Egeu e gerou um legado que se associou com a cultura dos povos gregos gerando a Civilização Micênica. A Civilização Minóica é identificada como uma civilização matriarcal, a mulher tinha muita importância na sociedade e desenvolvia funções religiosas, administrativas e políticas. Era um povo pacífico, crente em vários deuses e seguros de que a mulher era elemento fundamental para a pacificação social, tanto que o principal símbolo religioso de veneração era uma deusa.

A arquitetura grega

As cidades mais importantes da civilização minóica foram Faisto, Mália e Cnossos, cujo palácio (1650 a.C) nos dá a percepção da dimensão e importância do seu poder na época do apogeu.

Uma das maiores expressões é a arquitetura, que está de acordo com um bem estruturado urbanismo, de onde transparece a importância das relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com