TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Guerra Mundial Historia da Arte

Por:   •  14/12/2016  •  Seminário  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 6

Centro Universitário UNINTER

Angélica Morais

Isabelle Cechinato

Laci Farias

Leticia Filipak

Paola Guari

Surrealismo

História da Arte

Curitiba

2016

ÍNDICE

Surrealismo  3

ARTES PLÁTICAS4

CINEMA7

FOTOFRAFIA7

NO BRASIL8

BIBLIOGRAFIA10

SURREALISMO

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, entre os anos de 1914 a 1928, houve um período de instabilidade política, social e principalmente ideológica, neste período tudo  era muito  incerto inclusive a paz. As incertezas da população resultaram em questionamentos sobre os valores tradicionais tão reconhecidos pelos europeus, e do meio artístico novas formas de representar a realidade fragilizada em que viviam.

Neste contexto surgem várias manifestações que tentavam se expressar diante do  mundo marcado por guerras e batalhas. Um desses movimentos foi  o Dadaísmo, em 1916, que tinha como  premissa renegar a lógica, organização e  racionalidade, o que tornou  a arte mais espontânea e liberta.

Na década de 1920, inspirado pelos conceitos dadaístas e teorias do psicanalista Sigmund Freud, o surrealismo, movimento que queria estar acima da realidade, ganhou forma na França e rapidamente repercutiu mundialmente. Artistas anteriormente dadaístas logo aderiram a nova forma de expressão empregando  em suas produções impulsos subconscientes, combinações representativas, peças abstratas e a escrita automática “sem sentido”.

Um nome que se destacou bastante na época foi o de André Breton, considerado  fundador do  surrealismo com seus Manifestos Surrealistas (sequencia de livros de romance e poesia) de 1924 a 1929,  que criticavam a forma acomodada que a arte, literatura e governo parisiense se apresentavam.

Ao contrário, a atitude realista, inspirada no positivismo, de São Tomás a Anatole France, parece-me hostil a todo impulso de liberação intelectual e moral. Tenho-lhe horror, por ser feita de mediocridade, ódio e insípida presunção. É ela a geradora hoje em dia desses livros ridículos, dessas peças insultuosas. Fortifica-se incessantemente nos jornais , e põe em xeque a ciência, a arte, ao aplicar-se em bajular a opinião nos seus critérios mais baixos; a clareza vizinha da tolice, a vida dos cães. Ressente-se com isso a atividade dos melhores espíritos; a lei do menor esforço afinal se impõe a eles como aos outros. Consequência divertida deste estado de coisas, em literatura, é a abundância dos romances. Cada um contribui com sua pequena “observação”. Por necessidade de depuração o sr. Paul Valéry propunha recentemente fazer antologia do maior número possível de começos de romances cuja insensatez ele muito esperava. Os mais famosos autores seriam chamados a participar. Tal ideia dignificava também Paul Valéry, que, não há muito, a propósito dos romances, me garantia que, ele, sempre se recusaria a escrever: “A marquesa saiu às cinco horas.” Mas cumpriu ele a sua palavra?

Algumas das obras de Breton foram: Montepio; Os Campos Magnéticos; Manifesto do Surrealismo; Por uma Arte Revolucionária Independente; Clair de Terre; Nadja; Os Passos Perdidos; O Amor Louco. Autor do Manifesto Surrealista e responsável por colocar o movimento em todos os domínios da arte: da pintura à literatura. Incentivou o surrealismo com exposições e revistas que falavam sobre o movimento, como a La Révolution Surréaliste e a Littérature.

Alfred Jarry é outro nome que se tornou conhecido  durante o movimento literário surrealista. Jarry inventou  a Platifísica, descontruindo  o real e sugerindo  uma ciência com soluções imaginárias voltado  para o lado  cômico. Em uma de suas obras mais famosas “Ubu Roi”, ele confronta a plateia burguesa encarnando a maldade característica dessa classe social.

Guillaume Apollinaire, foi um escritor crítico das artes e criador da palavra surrealismo,  uma característica marcante de sua escrita era a falta de pontuação. Algumas de suas obras foram: As Mamas de Tirésias, O Bestiário ou o Cortejo de Orfeu, O Espírito Novo e os Poetas, Calligrammes, Álcoois e Os Pintores Cubistas. sem pontuação uma característica marcante.

Outras personalidades estão  presentes neste período:

  • Paul Éluard: No defeito do silêncio; Imaculada Concepção; Capital da dor; Amor e Poesia; A Vitória de Guernica; Liberté; Do horizonte de um homem ao horizonte de todos; Poemas Políticos; O Phoenix.
  • Louis Aragon: Le Paysan de Paris; Feu de Joie; Le Panorama; Le Libertinage; Le Mouvement Perpétuel; Le Front Rouge; Le Crève-cöur. 
  • Jacques Prévert: Paroles; Histoires et autres histoires; Fatras; Grand Bal du printemps.
  • Murilo Mendes: Poesia em Pânico; O Visionário; As Metamorfoses; Mundo Enigma; Contemplação de Ouro Preto; Poesias; A Idade do Serrote.

LITERATURA

Na literatura dita surrealista, as palavras deveriam ser escritas conforme viessem ao pensamento sem seguir nenhuma estrutura coerente. Os escritores dessa época eram inovadores, rejeitaram a forma do romance e da poesia que eram representados pelos valores sociais da época. Em suas poesias e textos o que predominava era a liberdade, a livre associação de ideias, frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e outras imagens mostravam um pouco do inconsciente, misturando a criatividade. No Brasil, só a partir de 1928 é que é possível documentar os sinais do surrealismo na literatura nacional. O livro Macunaíma, de Mário de Andrade, é um exemplo de influência que o surrealismo exerceu em nossa literatura. A aparência caótica de Macunaíma tem muito a ver com esse automatismo psíquico e a escrita “automática” dos surrealistas.

ARTES PLÁSTICAS

Nas artes plásticas a emoção do subconsciente era colocada em prática e tornava-se real e por meio  da pintura tomavam forma. Salvador Dalí se tornou forte representante da primeira vertente do movimento trabalhando com a distorção e justaposição de imagens conhecidas. A obra mais conhecida de Dalí neste estilo é “A Persistência da Memória” onde aparecem relógios desenhados que parecem estar derretido.[pic 1][pic 2]

Já na segunda corrente, houve uma libertação na mentalidade dos artistas que deram maior vazão ao inconsciente, se libertando  de valores racionais. O “Carnaval de Arlequim” e “A Cantora Melancólica”, são duas pinturas de Miró que representam muito bem esta vertente do surrealismo.  Joan Miró e Max Ernst representam muito bem esta corrente que tinha como  características telas com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores.[pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (868.7 Kb)   docx (799.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com