TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Xadrez

Artigos Científicos: Projeto De Xadrez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA MUNICIPALIZADA 13 DE MAIO

AUTORA: SANDRA KLACZIK

PUBLICO ALVO: 8ª A E 8ª B

DURAÇÃO: O NECESSARIO

‘’PROJETO DE XADREZ “

APRESENTAÇÃO

Durante séculos vem se perguntando quais são os valores educacionais do xadrez no âmbito cognitivo e afetivo, e como esses valores comportamentais constituídos no jogo podem ser transferidos para outras áreas, como desenvolvimento psicológico, desenvolvimento psicofísico, e evidentemente a área mais discutida entre pesquisadores, educadores e psicólogos, a área educacional.

OBJETIVO GERAL

Oferecer aos professores e consequentemente à comunidade externa, atividades motivadoras advindas da prática do jogo de xadrez, através de uma estrutura física apropriada e de uma adequada proposta didático-pedagógica. Apresentar e ensinar o jogo de xadrez aos alunos, bem como sua aplicação prática em sala de aula, proporcionando condições de jogar e ministrar o xadrez com segurança, integrar as diversas disciplinas, explorar conceitos matemáticos envolvidos e desenvolver habilidades para a resolução de problemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Propiciar um espaço para a prática do jogo de xadrez como “esporte – arte – ciência” de forma orientada e sistematizada.

Ministrar aulas de capacitação de xadrez para alunos da rede de ensino.

Oferecer mais uma modalidade desportiva aos alunos.

Promover iniciativas de integração entre o xadrez e as disciplinas tradicionais do currículo escolar (interdisciplinaridade).

VALORES EDUCACIONAIS DO XADREZ

Um dos conceitos fundamentais para que a prática do jogo progrida, é a contribuição pela qual o ele pode proporcionar ao praticante, nessa perspectiva temos o jogo de xadrez como grande coadjuvante escolar, pois a partir da prática, o jogador consegue desenvolver várias habilidades, como:

“pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, vontade de vencer, paciência, auto controle, o espírito de decisão e a coragem, e a inteligência .’’

O xadrez também pode contribuir no desenvolvimento da Inteligência Lógico Matemática, que é a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. (GARDNER, 1994, pg. 117).

Dentro dessa facilidade de se utilizar do xadrez para fins científicos, aliado a vontade de descobrir os benefícios de xadrez, muitos estudiosos comprovaram em seus estudos, e assim desenvolveram muitos conceitos significativos.

Alfred Binet que foi o criador dos testes de quociente da inteligência e professor da Universidade da Sorbonne, em Paris, “iniciou suas experiências sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com