TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto:“Artes Visuais: Impressionando-se com Claude Monet”

Projeto de pesquisa: Projeto:“Artes Visuais: Impressionando-se com Claude Monet”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto:“Artes Visuais: Impressionando-se com Claude Monet”

Nome: Carla Augusta S. T. Colodo

RA:1323507

Polo: Jundiaí – Centro

Introdução

A arte esta inserida no nosso cotidiano de varias formas, cabe a cada um de nos termos a sensibilidade de perceber onde esta a arte em nossas vidas. Por isso é fundamental a aula de artes no ensino fundamental é como se fosse uma espécie de treino para a sensibilidade.

O aluno mesmo que não esteja habituado com o conteúdo é na aula de artes que ele é capaz de perceber que pode sim produzir, criar e participar, nesse processo é necessário que o professor intervenha para poder incluir o aluno nas atividades que propôs.

A arte tem o papel de aguçar a sensibilidade do aluno e isso se reflete em outras disciplinas. A arte influencia também na leitura e escrita da criança, colaborando no processo de alfabetização.

A arte é uma linguagem expressiva. Uma experiência sensível que conceitos podem ser construídos pelo perceber, sentir refletir, imaginar. E como toda linguagem tem: conteúdos, formas, percursos de criação, saberes estéticos e culturais e com a própria vida cotidiana da criança.

É importante oferecer vários materiais e maneiras diversas para a criação artística, além de momentos de leitura de imagem.

Justificativa   Sabendo-se que as crianças devem conhecer diferentes formas de manifestações artísticas, pretende-se utilizar a obra de Claude Monet para que as mesmas apropriem-se de conhecimentos acerca do Impressionismo. Em artes visuais também vamos explorar os elementos de linguagem e o processo de criação dos alunos. A aula de artes é uma maneira de gerar sentimentos percepções e saberes a partir do contato com obras artísticas que podem ser expressas em várias linguagens.  

Objetivo

Ampliação de seu conhecimento de mundo e utilização de diferentes suportes no fazer artístico, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.

Nutrir de forma estética e conceitual o repertório da criança;

Explorar a expressão artística na pesquisa de efeitos e materiais; utilizando diversos matérias plásticos e gráficos sobre diferentes superfícies.

Construir o conceito de movimento por meio da linguagem da pintura.

Metodologia Apreciação de algumas reproduções de obras do artista (contato com o objeto de conhecimento). Roda de conversa com os alunos sobre a proposta de trabalho acima citado. Explicação dos dados bibliográficos sobre o autor, a maneira como ele gostava de retratar as paisagens; Texto biográfico; Fruição de algumas obras de Claude Monet; Desenho de observação de alguma paisagem utilizando a técnica impressionista; Socialização dos desenhos;

Comentários, direcionando as questões como: “Foi fácil fazer o desenho? “Por que”?”, “Em que tipo de atividades artísticas vocês já viram paisagens?” “De que forma?”;

Depois de levantado todo esse questionamento o professor citará as manifestações artísticas que eles não falaram e pedirá que tragam de casa materiais sobre o assunto. Poderão procurar em revistas com fotos sobre o tema, livros sobre pintores, gibis e outros.

Mediante a essas pesquisas socializaremos as informações e fotos e a professora trará para a sala de aula uma obra de Claude Monet para a oficina de criação.

Manipulação de diferentes materiais como: lápis, pincel, giz, tinta, esponja e cola.

Organizar o espaço e materiais considerando: a interação das crianças; escolhas; possibilidades de movimentos; autonomia.

Oferecer suporte adequado ( produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com