TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Artes

Dissertações: Questões De Artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Faça uma pesquisa utilizando o s textos do livro didático, sites da internet e livros da área e responda as questões:

1. Quais as principais diferenças entre o ensino de arte tradicional e o escolanovista?

2. Qual concepção de ensino está inserida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 5692/71, por meio da disciplina Educação Artística? O que esta disciplina deveria desenvolver nos educandos?

3. Em seu processo de escolaridade no ensino fundamental e médio, como eram as aulas de Educação Artística? Faça uma descrição das aulas e avalie a concepção que orientou a atuação do professor nas aulas que você presenciou.

Respostas.

1. As principais diferenças na pedagogia tradicional no ensino de arte, são o desenho nas escolas primária e secundária, valorizando o traço, o contorno, e a repetição de modelos de desenhos ornatos, cópia e o desenho geométrico que visavam a preparação do estudante para a vida profissional. Nas escolas normais os cursos de desenho incluíam ainda o desenho pedagógico, onde os alunos aprendiam esquemas de construção gráfica para ilustrar as aulas, que tinha por finalidade exercitar a vista, a mão, a inteligência e a memorização. O ensino tradicional esta relacionado principalmente no produto do trabalho escolar e a relação professor e aluno mostrando bem mais autoritária.

Enquanto na pedagogia nova, que também contribui para a formação dos movimentos no Brasil, liderada por Augusto Rodrigues “A escolinha de Arte”, estando muito preocupado em liberar a criança através do desenho, da pintura, fazendo com que a criança tenha um comportamento aberto, livre, expressando através da comunicação do fazer ou não, estimulando a trabalhar sobre ela mesma. A escola nova via que o aluno a ser mais criativo, a quem se devia oferecer todas possíveis condições de expressão artística, fazendo assim o “aprender fazendo”.

2. O ensino da Arte somente passa a ser obrigatório nas escolas brasileiras em 1971, com a lei 5692/71, porém, com conteúdo reduzido, fundado em uma visão tecnicista e entendo o educador de Artes como um profissional polivalente, aquele que deve dominar os conteúdos de Artes Plásticas e Musica. Em 1996 a lei de Diretrizes e Bases da Educação fazendo ser obrigatório o ensino da arte na educação básica, porém a arte passa a compor a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, artes visuais, dança e teatro. Fazendo um breve passeio pela historia nos dá uma ideia dos conceitos que permearam na Educação de Artes do Brasil. Essa disciplina deve desenvolver a desenvoltura, a criatividade do aluno fazendo com que o mesmo chegue a obter o que procura posteriormente.

3. As aulas de Educação de Arte , enquanto estudava , as atividades iam desde ligar pontos até copiar formas geométricas, fazer desenhos livres, recorta e colar, montar desenho com figuras de revistas. A criança não era considerada uma produtora e, por isso, cabia ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que deveria ser feito. Hoje, a tendência que guia a área é a chamada sociointeracionista, que prega a mistura de produção, reflexão e apreciação de obras artísticas. Como defendem os próprios PCNs, é papel da escola era ensinar a produção histórica e social da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com