TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO PROGRMA MAIS EDUCAÇÃO

Artigos Científicos: RELATÓRIO DO PROGRMA MAIS EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 6

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

SECETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

4ª GERENCIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO

UNIDADE ESCOLAR PETRÔNIO PORTELLA

RUA CEDRO S/N- NORTE- BAIRRO POTY VELHO

TERESINA-PI

NOVEMBRO/2012

IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA:

Unidade Escolar Petrônio Portela

DIRETORA:

Maria de Fátima Vieira da Silva

COORDENADORA PEDAGÓGICA:

Cláudia Fernanda de Sousa

SECRETÁRIA:

Francisca das Chagas Aguiar Costa

PROFESSORA COMUNITÁRIA:

Elizabeth de Oliveira Costa

MODALIDADE DE ENSINO:

Ensino Fundamental do 3º ao 9º ano

ENDEREÇO:

Rua Cedro S/N- Norte- Bairro Poti Velho

COLABORADORES:

Merendeira – Maria Salete P. da Silva

Zeladora – Maria das Graças Oliveira

PROSESSORA DE REFORÇO:

Mauracéia (Reforço de Português)

Teresa Cristina P. Dias dos Santos ( Reforço de Matemática)

MONITORES:

Wlade Gleiber Sales (Banda Fanfarra) desistente

Maria Francisca Roseane (Capoeira)

Thamires Lorena do Nascimento Linhares (Matemática)

Tatiane Maria Maçal Riedel ( Letramento)

Anny (Recreação e lazer)

Gleiciane Maria de Sousa (Dança)

Monitores alunos:

Thasso

Thales

Os de nossa parceria O Projeto Adolescer (equipe da FACID e FACIME)

Os alunos tiveram palestras sobre a higiene da boca e receberam kit de higiene bucal e alimentares.

Sabe-se que os alunos desta Unidade de Ensino necessitam de um atendimento extraclasse fortalecendo assim, as ações políticas e pedagógicas além de visar a melhoria na qualidade de ensino.

A Unidade Escolar Petrônio Portela, situada no bairro Poti Velho, iniciou atendendo 173 (cento e setenta e três) alunos no Programa Mais Educação, são moradores dos bairros Poti Velho Alto Alegre, Mafrense, Vila São Francisco, Itaperú, Nova Brasília, Parque Alvorada Residencial Jacinta Andrade. Monte Verde, Parque Brasil I, II e III, Santa Maria Das Vassouras, Monte Alegre, Parque Firmino Filho, dentre outros próximos da escola A escola participa do Programa Mais Educação como forma de atender e amparar aqueles alunos ociosos, cujo tempo era ocupado nas ruas dos bairros após os turnos das aulas. Os pais saem para trabalhar às 7h e retornam ao entardecer deixando-os sozinhos. E este programa é de suma importância para nossa comunidade interna e externa, ao aderirmos o programa visamos acima de tudo atender alunos com dificuldade de aprendizagem e proporcionar momentos de lazer.

Os alunos da escola são de famílias simples, de baixa remuneração, deixando transparecer os problemas sociais oriundo da estrutura familiar. Diante da situação o Programa Mais Educação trouxe uma proposta estimulante para nossa escola, criando uma expectativa de resgatar das ruas e amenizar a ociosidade das crianças dos bairros, além disso, fornecer uma educação de qualidade e formação de cidadãos conscientes e dotados de conhecimento para transformar o ambiente em que vive.

As oficinas do Programa Mais Educação que mais atraíram os alunos foram sem dúvida às oficinas de Letramento, Recreação e Dança as quais influenciaram de maneira decisiva a participação dos alunos nas demais atividades.

Desenvolvemos o programa através de oficinas e reforço ambos oferecidos no contra -turno seguindo o horário estabelecido pela escola para atender as 06 (seis) turmas no turno da tarde e o reforço no turno manhã, o reforço funcionou 3 dias na semana de 8:00 às 11:20 e as 6 atividades no turno da tarde de 13:00 às 16:00.

A FANFARRA:

Em nossa escola esta oficina só funcionou em época de 7 de setembro nos demais meses entendemos que não atingiu os objetivos propostos tanto é que solicitamos sua troca para o KARATÊ.

OFICINA DE LETRAMENTO:

A dificuldade da leitura pelos alunos das séries iniciais, talvez seja pela falta de habito. A oficina de Letramento busca aguçar o conhecimento de mundo do aluno, pois o mundo em que vivemos requer uma leitura e interpretação adequando ao contexto de um mundo globalizado. O letramento visa dá subsídio para que nossos alunos façam uma leitura correta de nossa língua e do mundo que nos rodeia. Assim a monitora em conjunto com as professoras das turmas utilizou diferentes gêneros textuais para ensinar a leitura de forma efetiva e eficaz.

A oficina de leitura foi a mais explorada, a monitora em conjunto com as professoras da escola fizeram valer, através de livros infanto-juvenis e gibis e as produções textuais. Por falta de espaço não foi criado um local próprio no qual os alunos pudessem sentar e ler à vontade, a oficina era realizada em sala de aula.

OFICINA DE MATEMÁTICA:

Após conversa com as professoras da escola, elas relataram que a maior dificuldade dos alunos era as operações fundamentais. A monitora organizou atividades de simulação comercial as situações cotidianas ajudam a contextualizar os conteúdos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com