TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Supervisionado Arquitetura E Urbanismo

Artigo: Relatorio De Estagio Supervisionado Arquitetura E Urbanismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  14.393 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO ...............................................................................................4

2.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1. Atividade 01 – Estudo de Projeto ................................................................5

2.2. Atividade 02 –AutoCAD..............................................................................6

2.3. Atividade 03 – AutoCAD .............................................................................7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...........................................................................8

4. ANEXOS

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio tem por objetivo apresentar o conhecimento adquirido durante o período estagiado, onde abordamos na prática, o conhecimento teórico adquirido durante o curso de graduação. Diante do objetivo do relatório, para clareza do documento, serão apresentadas as atividades desenvolvidas durante o período estagiado, e a aprendizagem adquirida com o desenvolvimento das atividades propostas.

Durante o período estagiado no escritório , Gideony Weirich Arquiteto e Urbanista foram desenvolvidas atividades que necessitavam do conhecimento teórico adquirido durante do curso de graduação, como por exemplo, utilização do programa AutoCAD, desenho arquitetônico, normas para apresentação de um projeto, levantamento cadastral necessário principalmente para realização de projetos de reformas.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As principais atividades desenvolvidas durante o período estagiado foram concentradas em três: Levantamento cadastral: onde realizamos várias medições em loco, principalmente em projetos de reforma e ampliação, para obtenção do projeto inicial a ser alterado; Desenho Arquitetônico/Estudo de Projeto: após acompanhar a entrevista do arquiteto com o cliente, obtemos o plano de necessidades, e iniciamos um estudo “a parte”, além do estudo a ser realizado pelo arquiteto, com a supervisão e conferência do mesmo; AutoCAD: o arquiteto nos passa os estudos realizados pelo mesmo, para ajustá-los a um modelo padrão do escritório de descrições de cotas, níveis, desenho de paredes, cortes, etc.

Como estagiária também fui algumas vezes na prefeitura levar projetos, tirar dúvidas sobre correções, apresentar documentos, e pagamentos de taxas necessárias para o andamento do projeto. Além do conhecimento prático de documentações e exigências, foi de grande importância conhecer os profissionais que trabalham lado a lado com o arquiteto.

No início estágio o arquiteto nos apresentou o Código de Obras do Município de Sinop, e disponibilizou um arquivo para estudarmos. O bom conhecimento do código de obras do município onde será localizada a edificação projetada, é essencial para evitar desgastes com os clientes e retorno de projetos para correções.

Atividade 01 – Levantamento Cadastral

A atividade de levantamento cadastral foi bastante realizada quando se tratava de projetos de reforma e ampliação a ser realizada pelo arquiteto. Na região onde moramos temos várias residências e estabelecimentos comerciais antigos, quais foram construídos sem o devido projeto arquitetônico. Para a elaboração do projeto de reforma, caso não haja projeto anterior, é necessário realizar o levantamento cadastral no imóvel a ser reformado. Através destes dados é possível a obtenção do projeto inicial.

Para a realização de uma reforma ou ampliação, énecessário a realização de projeto, bem como sua aprovação na prefeitura. O projeto de reforma tem normas específicas junto à prefeitura de Sinop, como por exemplo, constar a edificação existente, bem como detalhar, diferenciando por cores, as paredes a serem demolidas ou construídas, além de estar dentro das normas.

Alguns condomínios existentes no município, têm normas próprias para a aprovação de projetos; além das normas da prefeitura, e aprovação do projeto naquele órgão, é necessário a aprovação pela empresa que realizou o empreendimento.

Para a realização da atividade de levantamento cadastral, utilizamos matérias simples, como trena, prancheta, lápis e câmera fotográfica. Geralmente realizada em par ou trio, com a trena, duas pessoas tiram as medidas necessárias para o desenvolvimento do projeto, e outra pessoa (ou uma das que está auxiliando com a trena) fica responsável por anotar os dados coletados. A atividade de levantamento cadastral foi estudada na faculdade, durante a disciplina de Geometria Descritiva, e foi de nesse momento aplicado na disciplina de estágio supervisionado.

Atividade 02 –Estudo de Projeto

O arquiteto recebe em seu escritório um cliente, que tem por objetivo construir uma residência ou prédio comercial, realizar uma reforma, ou projeto de decoração. A mesma faz uma entrevista para obter o plano de necessidades do mesmo, ou seja, a intensão do cliente, qual o seu objetivo ao procurar um arquiteto, qual são suas expectativas e desejos. Após a entrevista e obtenção do plano de necessidades, o conhecimento do terreno a ser localizada a obra, e seu entorno, inicia-se o estudo do projeto.

O arquiteto inicia seu estudo e o estagiário realizar um estudo também, de acordo com as informações colhidas durante a entrevista. Com o estudo do projeto o estagiário exercita sua capacidade de criação, e aprende na prática a elaborar um projeto, tendo outras visões de como projetar, a partir das correções efetuadas pela arquiteta e as orientações e dicas prestadas durante o estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com