TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pinacoteca

Exames: Relatório Pinacoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 5

A pinacoteca é um dos mais importantes museus do Brasil, ocupa um edifício no jardim Luz, e possui um fácil acesso devido a proximidade em relação a estação da luz, é o mais antigo museu de São Paulo, tendo sido fundado em 1905 e regulamentado como museu público no ano de 1911.

Após sua reforma na década de 90, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, integrando-se ao circuito internacional de exposições, além de abrigar um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase 8000 peças, abrangendo em sua maioria a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Destaca-se também a coleção brasiliana, com artistas estrangeiros que atuam no Brasil ou inspirados pela iconografia do país.

A pinacoteca conta também com um espaço destinado somente a conservação e restauração de suas obras, com técnicos treinados para mexer com as obras, afinal ela mantém mais de 7000 obras, algumas novas, outras nem tanto.

A pinacoteca conta com amplo espaço, afinal ela possui um dos mais importantes acervos brasileiros, o que por si só já ajuda a contar um pouco sobre a historia da arte do Brasil. O edifício se encaixa ao estilo neo clássico, com inúmeras janelas e emprego de colunas, com o objetivo de valorizar a luz natural que enriquece ainda mais a beleza de seu acervo.

Na pinacoteca, notasse também que a arte está viva e presente, não só apenas pendurada nas paredes, artistas se encontram misturados aos prédios, e os próprios colaboradores do museu fazem parte dessa mistura, então não se assuste ao ver alguém de uniforme cantando ou dançando na pinacoteca de são Paulo.

A pinacoteca do estado de São Paulo é um amplo museu, nele é possível notar dispostas no seu espaço físico, corredores e saguões, diversas obras de arte se fundindo, aquele espaço, não apenas o completando, mas também o enriquecendo, os acervos visitado, são todos de artistas nascidos no Brasil, ou então que tem suas obras inspiradas em tendências brasileiras. É possível notar que em cada acervo existe algo dedicado ao artista, apresentando ao visitante quem ele é.

Foi visitada pelo grupo obras de artistas como Almeida Junior, pintor brasileiro nascido em Piracicaba, que é tido como o pintor brasileiro que mais se consagrou no realismo e tem suas obras centradas no regionalismo brasileiro. Suas obras são muito bonitas e bem feitas, retratam principalmente o período colonial brasileiro, mostrando qual era a essência do Brasil naquela época.

Todos os acervos são bonitos e repletos, mas o principal atrativo da pinacoteca é sua variedade, dês de obras inspiradas na no clássico, obras neoclássicas, e obras modernistas, na pinacoteca a arte está até mesmo na arquitetura.

Ao lado vemos um quadro de Luiz Braga (1956) que se notabilizou no começo da década de 1990 com suas imagens coloridas e sagrou-se um dos mestres da fotografia documental brasileira. Braga criou uma acromaticidade que ainda impacta e retratou o povo da região amazônica, no interior e nas cidades, em poses de rara sensibilidade. Vale lembrar, que a fotografia sofreu um grande impacto na cultura e no mundo das artes, e um questionamento sobre a utilidade da arte.

Ao lado vemos o quadro “Madona, de Carlo Dolci” (1686) Dolci era um pintor Italiano que tinha como temática em seus quadros a religião. Dolci era muito famos pelos seus quadros das “Madonas” como por exemplo, além do quadro ao lado, “A virgem com o menino” e “Maria Madalena”. O quadro pertence ao período barroco, e como características temos a temática religiosa, o jogo de luzes, etc. No barroco os artistas usavam a luz para ressaltar algo no quadro. O fundo escuro é usado para ressaltar as emoções e dar a impressão que eles não estão em um lugar externo, mas sim em um teatro. O quadro ao lado “O Rapto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com