TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Releitura Van Gogh Unopar

Exames: Releitura Van Gogh Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho como objetivo conhecer, admirar, refletir e compartilhar pesquisas sobre o lúdico e a história da arte e de artistas.

Quanto mais variado for variado o conhecimento cultural do profesor, mas cirativas podem ser as relações a serem feitas em sala de aula; por isso é de suma importância para que nós enquanto educadoras possamos refletir sobre a importância da arte e entender um pouco sobre a vida de artistas que marcaram a nossa história.

Uma bagagem cultural consistente é capaz de estabelecer em sala de aula relações entre o conteúdo programático e artes plásticas, o cinema, a dança, a literatura, as artes em geral.

Vincent Willem Van Gogh foi um pintor holandês, considerado um dos maiores pós impressionistas de todos os tempos. Chegou a morar na França e na Bélgica, e em vida vender apenas um quadro entitulado “ O Vinhedo vermelho”, ou seja seu reconhecimento ocorreu somente após sua morte. Trabalhou como comerciante de arte na juventude, a estudou teologia em Amsterdã e passou por grandes dificulades financeiras. Manteve uma boa relação com seu irmão Theodore e através das cartas que trocavam podemos conhecer muitos aspectos sobra a vida de Van Gogh. Infelizmente sua vida foi marcada de fracassos, de acordo com aspectos importantes para sua época; não constituíu família, não conseguia custear a própria subsistência ou até mesmo de manter contatos sociais. Faleceu aos 37 anos com uma doença mental e até pouco tempo antes de sair uma nova biografia acreditou-se que o mesmo cometeu suícidio. Sua fama póstuma cresceu especialmente após exibição das sua telas em Paris, a 17 de Março de 1901.

Inciamos nosso trabalho com a pesquisa sobra a vida de Vicente Willem Van Gogh o qual teve uma história muito interessante. Entre suas muitas obras escolhemos sua obra entitulada “O Quarto” de 1889. É uma série de três quadros pintados entre outubro de 1888 e setembro 1889, é umas obras mais conhecidas de Van Gogh. O quadro retrata o quarto que Van Gogh alugou em Arles na França.

Gostamos muito dessa obra pois ela tinha a intenção de trazer uma sensação de descanso e repouso. Além disso, Van Gogh pintou esse retrato aos pares por causa de sua espera pelo seu amor, ou seja, ele fez alguns objetos em dobro com o intuito de representar o casal que ele poderia formar percebe-se isso com as duas cadeiras, dois travisseiros, os pares de retratos, no qual se destaca o quadro que possui a imagem de um homem e uma mulher. Vicent consegiuu criar uma sensação de volume na tela devido à perpesctiva ou seja, ele pintou a cama e o piso na diagonal para que as pessoas que vissem a obra enxergassem do mesmo jeito que ele. Pode-se observar que os objetos mais afastados da visão do autor são menores. Essa obra foi feita a óleo, o que proporcionou uma mistura de cores e maior brilhona tela. Na obra há o uso de cores, em sua marioria claras podendo notar contornos nítidos. Outra caracteristica marcante da obra é a luz, que de acordo com o próprio pintor “ a luz é o grande personagem da tela. Como se a luz entrasse pela janela e iluminasse, principlamente, o fundo do quarto.

Em nossa releitura optamos por fazer uma maquete do quarto o que nos trouxe muito prazer e A estética é importante para a educação porque instiga a imaginação, incentiva a criatividade, cultiva o sentimento no aprendizado e cria uma relação com o cognitivo. Assim adquirimos uma nova forma de vermos o mundo. Estética não precisa acontecer em um espaço reservado a artes. Trata-se de um tema que deve transpassar os mais diversos componentes curriculares de um Curso, não só o de licenciatura. Na educação estética sentimentos como o humor, a alegria, a invenção, são valorizados e podem proporcionar um pensamento critico nos estudantes. Questões relacionadas à estètica podem ser trabalhadas nos mais diversos componentes curriculares.

A dimensão estética se refere ao desenvolvimento do gosto pelas artes, ao desenvolvimento da capacidade de vincular-se artisticamente com a vida. Trata-se de uma atividade original do espírito ligado a belo, ao agradável , a fruição, as emoções, mas ligada também a outros aspstos da vida, por quanto é a totalidade das faculdades humanas que estão presentes no ato de criação ou de apreciação. A arte não é parte de um dominio separado do dominio intelectual. A produção artística é regida por leis comuns a todas as outras formas de raciocíno, memória imaginação, abstração, comparação, dedução, indução, esquematização. John Dewey (1980) revindica para o artista o status de ser pensante já que ele seleciona, simplifica, classifica, abrevia e condesa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com