TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do filme O crime do Padre Amaro

Por:   •  6/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Superior de Brasília[pic 1]

Curso de Teatro (Bacharelado)

Disciplina: Teatro Brasileiro I

Professor: Lenka Souza

2° Semestre de 2018

Aluna: Jéssica Cabral da Silva

Matrícula: 1811170017

Resenha crítica do filme O crime do Padre Amaro

A história do filme se passa nos tempos atuais, no México. Amaro é um jovem e belo padre recém ordenado que é mandado para a cidade de Los Reyes, onde os padres da região estão envolvidos com corrupção política, e com o conflito entre os narcotraficantes e a guerrilha, para servir junto de Padre Benito Díaz, que mantém relações com Agustina Sanjuanera. De um lado, o Padre Benito e o Bispo recebem dinheiro do prefeito da cidade e dos narcotraficantes como forma de lavagem de dinheiro, destinado para a construção de um hospital. Já Padre Natalio Peréz vive numa região mais afastada, e apoia a guerrilha. Um dos guerrilheiros consegue entrar numa festa de batismo em uma fazenda de um narcotraficante, em que Padre Benito é o celebrador, e consegue provas de que o Padre está envolvido com os traficantes, com as fotos que rouba, e ele as manda para um jornal. Padre Natalio é, por isso, excomungado da igreja, porém continua fazendo parte da guerrilha.

Amélia Sanjuanera, filha de Agustina e uma bela jovem bastante devota, ela e Amaro se apaixonam. Amélia namora Rubéns de la Rosa, jornalista que é encarregado de escrever o artigo sobre a corrupção dos clérigos locais a partir das provas recebidas pelo jornal, como ele já desconfia da paixão de Amélia, e pouco tempo depois se separam, acaba usando o artigo também para se vingar do Padre, não satisfeito ainda o agride fisicamente na rua. Rubéns se muda para outra cidade para trabalhar em outro jornal, depois de sofrer ameaça de morte por parte dos narcotraficantes. Com isso, Padre Amaro e Amélia se aproximam cada vez mais, até se beijarem dentro da própria igreja, sendo flagrados por Dionísia, uma mulher religiosa e tida por muitos como uma velha louca ou bruxa. Amaro inventa de encontrar Amélia na casa de Martín, homem simples que trabalha na igreja e cuja filha porta problema físico-motor grave que acredita ser causado pelo demônio, para ajudar sua filha como pretexto preparar Amélia para ser freira. A real intenção dos amantes é de continuarem se encontrando, e esses encontros amorosos resultam numa gravidez indesejada. Martín revela para o Padre Benito esses encontros, e logo o Padre vai tirar satisfações com Amaro que o chantageia por saber de sua relação com Agustina, e os dois decidem guardar segredo mutuamente. Amélia, a princípio deseja ter a criança, mas é levada à ideia de abortar por parte de Amaro, que consegue uma clínica com ajuda de Dionísia. Durante o procedimento Amélia tem uma hemorragia e acaba morrendo. Ao final, Padre Benito se recupera parcialmente de um problema de saúde que teve. Padre Amaro se mantém na igreja e vela o corpo de Amélia.

O filme se sustenta numa grande hipocrisia, onde todos os personagens comentem atitudes antiéticas e escondem isso a todo custo. Padre Benito, por aceitar dinheiro sujo, se relacionar indevidamente com Agustina, e ainda recriminar Amaro por também manter um relacionamento proibido. Amélia que mesmo sabendo da impossibilidade do relacionamento vai atrás do Padre, abandonando uma relação saudável que tinha antes. Padre Natalio por lutar por uma causa, à priori justa, porém através de morte e violência. Rubéns por fazer a denúncia de crimes, mas pelos motivos de vingança pessoal. Martín, que revela os encontros, mas sem pensar nas consequências desse ato, prejudica os envolvidos e perde o próprio emprego, piorando assim também a vida da filha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com