TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Do Filme Uma Lição De Vida

Casos: Resenha Crítica Do Filme Uma Lição De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  19.915 Visualizações

Página 1 de 2

O filme relata a história de uma professora de literatura, muito culta e inteligente que está com câncer nos ovários em estado terminal, e por orientação do seu médico se submete ao um tratamento intenso de quimioterapia com dosagem total durante oito meses. Esse tratamento tem pouca possibilidade de sucesso e apresenta muitos efeitos colaterais.

Participam desse filme, o doutor e o seu residente, que por estarem em um patamar de desejo por conhecimento, pouco se importam com os sentimentos das pacientes, no caso da paciente Vivian.

Nesse hospital, a enfermeira Susie é a única que apresenta humanidade com a paciente, pois durante todo o filme elas acabam criando um laço forte. Sabendo que Vivian não tem parentes, ela se prontifica a todo momento em ajuda-la sendo com palavras ou com cuidados especiais que a personagem principal merece.

Dentre as linhas desse filme notamos que a questão de humanização é marcada fortemente por seu médico oncologista, que não se impressiona com sua piora, com os efeitos trazidos pela quimioterapia intensiva e não percebe o quão grande é o sofrimento da paciente. As visitas eram sempre rápidas, as mesmas perguntas, a mesma rotina, esse caso fazia com que Vivian perdesse ainda mais as esperanças.

Por pior que fosse, ela ainda podia contar com o apoio de sua enfermeira Susie, que escutava suas conversas, riam e tentavam o máximo sinceridade. Susie é um exemplo de enfermeira, se encaixa perfeitamente na humanização e segue as regras assim como deve ser. Por maior que estivesse seu sofrimento, por mais dó que ela estivesse sentindo de sua amiga e paciente, ela demonstrava força e sabia como lhe dar maravilhosamente com a situação.

O filme chega ao fim com a morte triste e dolorosa de Vivian, que teria optado por a não reanimação. O médico residente ao fazer sua visita diária percebe que ela não tem sinais e liga pra o pessoal da reanimação, sabendo que a ordem já estava dada que ela já havia feito a escolha de poder descansar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com