TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão e análise das obras de Arthur Valle

Tese: Revisão e análise das obras de Arthur Valle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Releitura e Análise das Obras de Arte Arthur Valle Instituto

“O desenvolvimento artístico é o resultado de um aprendizado complexo: ele depende de um esforço ativo e consciente. Esse processo de aprendizagem pode ser orientado por um professor, que encontra nessa tarefa uma maneira efetiva de contribuir para a educação artística.”

Metodologia Triangular

O fazer Artístico; A leitura da obra de Arte; Contextualização da Arte.

Metodologia Triangular se converteu em um fundamento oficialmente proposto pela Secretaria de Educação Fundamental do MEC para orientar o Ensino Artístico no Brasil.

O fazer artístico se identifica na prática dos arte- educadores como aquilo que se convencionou chamar de releitura.

“A criança toma como estímulo para a sua criação artística uma obra de arte por direito próprio que é encarado como “suporte interpretativo” para a produção de trabalhos autônomos.” (Barbosa, 1991. p.107)

“Essas releituras se aproximariam muito mais de um exercício ligado às pedagogias tradicionais da arte, o da cópia.” (Bastos Barbosa)

Lado positivo da releitura: a releitura possibilita um aprofundamento de nossa compreensão a respeito dos fenômenos artísticos.

Historiador da arte francês se dedicava à prática do desenho com a finalidade de ilustrar seus trabalhos e pelo gosto da criação pessoal. Ele manteve uma relação estreita com a prática da releitura como um exercício de aprofundamento da compreensão dos fenômenos artísticos

Aluno de Focillon, nas primeiras décadas de sua carreira como historiador, dedicadas aos estudos da arte medieval. Suas análises morfológicas se fundavam sobre transcrições gráficas das obras tratadas, desenhos lineares feitos por ele próprio. A releitura gráfica representava para ele um verdadeiro instrumento de análise.

Figura significativa da arte e da pedagogia artística das primeiras décadas do século passado. As análises que Itten fazia dos mestres antigos e modernos são essenciais , essas análises não subordinavam as obras de arte a linguagem descritiva, mas usava os meios gráficos com finalidade analítica..

Para Itten esse tipo de análise visava fornecer uma compreensão intuitiva do que caracterizava expressivamente uma determinada obra de arte. É um ato de compreensão que se efetuava por empatia, que deveria ser efetivada no ato do desenho, mas não era necessário “dar as proporções exatas dos detalhes, mas traduzir o movimento, a vida, a expressão.

Arnheim sustenta que o significado da obra de Michelangelo é transmitido aos olhos do espectador, por causa da característica perceptiva de seu esqueleto estrutural. O relato bíblico da criação de Adão foi modificado de modo a tornar a pintura mais compreensível aos olhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com