TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roda de Cores

Por:   •  29/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

A existência das cores é algo analisado pelo homem deis de a antiguidade. Um dos grandes nomes de sua época na Grécia, Aristóteles, foi um dos impulsos para o estudo de cores, que até então eram vistas pelo mesmo como uma característica do corpo humano, tais como aspectos físicos como peso, tamanho etc. Fato provado falso tempos depois, mostrando-se que cores eram características da luz.

Eis que outro grande nome se junta ao estudo, Isaac Newton ao criar a roda das cores. Esta composta inicialmente por 7 conjuntos de cores que podem ser combinados gerando novas e novas cores. Algo que se atribui a diversas mudanças que a roda de cores sofreu ao longo dos anos como um novo padrão de 12 cores que vemos como o correto hoje. Tempos depois foi surgindo assim diversas variações de modelos, cada com um com suas próprias individualidades de cores.

Há diversos métodos abordados por profissionais que usam cores em seus projetos, logo surge grupos específicos de cores, estes sendo:

Cores primarias: Sendo um grupo de três cores, as cores primarias são as principais no conjunto geral de cores que dão origem as outras. Estas são: azul, vermelho e amarelo.

Cores secundárias e terciárias: As cores secundárias são a junção entre duas primarias. Enquanto as terciárias são o resultado entre uma secundária e uma cor primaria adjacente à secundária.

Cores quentes e frias: Enquanto as quentes compostas por amarelo, vermelho, laranja etc, são associadas ao sol, fogo ou qualquer coisa que represente calor.

As cores frias são o completo oposto, sendo assim algo mais calmante, podendo ser representadas por água, gelo, céu ou até mesmo árvores. Suas principais representantes são azul, verde e violeta.

Cores complementares: São definidas por possuírem suas posições opostas uma às outras na roda de cores, como verde e vermelho, laranja e azul. Normalmente seu uso é voltado para dar força e equilíbrio em um trabalho criando contrastes.

Cores análogas: Conhecidas por seus designs agradáveis, cores análogas se diferem das complementares em que, enquanto as complementares são o oposto de uma às outras, análogas são adjacentes, sendo a cor vizinha.

Cores triádicas e tetrádicatico: Uma vez definida a cor, o termo triádico se aplica ao usar três cores, duas eqüidistantes da principal escolhida tanto pela esquerda quanto pela direita. Seu uso se atribui na busca de segurança e igualdade e possui um formato triangular.

Com um uso semelhante, em tetrádico é usado quatro cores. Assim como anteriormente, há uma cor dominante seguido por outros acentos ao seu redor. Sua principal diferença é na forma geométrica, representada por um retângulo.

Cores complementares divididas: Criando um visual menos impactante, consiste na definição de uma cor principal seguida pelas adjacentes da cor oposta à principal na roda de cores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com