TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo

Projeto de pesquisa: Romantismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.512 Palavras (11 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução:

O tema aqui tratado, no âmbito da disciplina de História, é sobre o Romantismo, ou melhor, como os ideais românticos afectaram a história quer a nível social quer a nível cultural.

O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico, elaboradas pelo século das Luzes, que podemos definir como um estado de espírito. O seu nome deriva de "romance" (história de aventuras medievais), que tiveram uma grande divulgação no final de setecentos, respondendo ao crescente interesse pelo passado gótico e à nostalgia da Idade Média.

As perguntas que fazemos são em que consiste a essência do Romantismo? Como era sentido? Como era visto pelos românticos?

Para introduzir a informação correcta, pesquisámos arduamente por entre livros, apontamentos, e pela Internet. Seria correcto dizer que foi um trabalho fácil, visto que o “Romantismo” é algo que temos presente, qualquer uma de nós poderia facilmente dar uma definição breve e correcta. Porém, não é isso que se pretende. Pretendemos demonstrar o que é o Romantismo e como afectou a humanidade, daí que não seja assim tão fácil.

Ao pesquisarmos para este trabalho deparámo-nos com vários artigos que continham basicamente a mesma coisa. Esperávamos encontrar diferentes pontos de vista. Obviamente que tratar um tema que parece simples e no entanto não é, trouxe algumas dificuldades.

Então foi preciso organizar o tema por tópicos, que foram distribuídos por todas, para conseguirmos reunir a informação precisa.

Juntámos ao trabalho um poema de José Gomes Ferreira para ajudar a compreender o Romantismo e, enfim, os românticos.

O Romantismo surgiu, no final do século XVIII, na Alemanha, a partir do movimento Sturm und Drang (Tempestade e Paixão), depois desenvolveu-se na Inglaterra e, por volta de 1830, atingiu um ponto alto em França. No entanto, nós apenas iremos falar no Romantismo em Portugal. Em Portugal surgiu com as revoltas liberais, em consequência, com o fim do absolutismo, que trouxe às pessoas liberdade. Liberdade essa que é um dos factores do Romantismo.

Condições para o surgimento do Romantismo em Portugal

Culturais

. Surgimento a partir de 1836 como escola, com as suas publicações e com o seu público;

. As traduções da novelística estrangeira: Voltaire, Walter Scott, Alexandre Dumas (filho), preparam o público português para acolher o romance e as novelas nacionais, que vão ser influenciadas por todos eles;

. O romantismo português não se pode dissociar da Revolução Liberal de 1820, da derrota dos absolutistas e das reformas institucionais, e, por isso, reveste-se de particularidades únicas;

. Tem como chefes patriotas Garrett e Herculano, liberais de alma e coração, dedicados à reconstrução nacional, à reconstrução da grande Pátria através da Literatura, combatendo a decadência e a humilhação que o País vivia na altura.

. Chora-se o passado grandioso e deposita-se nos patriotas liberais esperanças de liberdade e de renascimento;

. Herculano aviva a consciência nacional, revive a literatura oral e a novela renasce modernizada, com o contributo de Garrett e Camilo;

. Restauração do Teatro;

. Criação de uma escola de historiadores preocupados com o rigor científico;

. Incentiva-se o jornalismo e coloquializa-se a linguagem;

. A literatura é avassalada por uma linguagem corrente, mais acessível aos estratos sociais populares que estão na origem de todas as modificações políticas e sociais, históricas e culturais do séc. XIX.

Políticas

. Implantação do Regime Liberal;

. Abertura do país ao resto da Europa;

. Abolição da censura;

. Desenvolvimento dos meios de comunicação principalmente dos transportes ferroviários que aproximam Portugal dos grandes centros europeus.

Sociais

. Importação de modas e gostos estrangeiros (Inglaterra, França e Alemanha);

. Ruína dos fabricantes nacionais;

. Aumento da nova aristocracia;

. Modificações sociais a nível das classes populares.

O Romantismo em Portugal: síntese

“O Romantismo surgiu na Europa numa época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia.”[1] Em Portugal, teve como marco inicial a publicação do poema "Camões", de Almeida Garrett, em 1825, e durou cerca de 40 anos terminando por volta de 1865 com a Questão Coimbrã.

Podemos fazer uma partição do Romantismo em Portugal, primeiramente, a Primeira Geração, que vai de 1825 a 1840, onde os seus principais autores são Almeida Garrett, Alexandre Herculano e António Feliciano de Castilho; de seguida, a Segunda Geração, denominada ultra-romântica, que vai de 1840 a 1860, e tem como principais autores Camilo Castelo Branco e Soares de Passos. Por último, a Terceira Geração, a pré-realista, de 1860 a 1870, que tem como principais autores Júlio Dinis e João de Deus.

Segundo José Hermano Saraiva (in História Concisa de Portugal), o Romantismo é a expressão literária da consciência burguesa. Acredita no progresso, porque o progresso foi a mola económica da burguesia; entoa o canto da liberdade, porque para o burguês a liberdade não é senão o exercício do poder por ele próprio; exalta o sentimento contra a barreira das convenções, porque o sentimento é ele e as convenções são as sobrevivências das barreiras sociais que se opõem à sua caminhada triunfal; inventa a alma do povo, ou o espírito nacional, porque se considera o legítimo representante desses mitos; reinventa a história porque a história lhe permite reconstituir um pergaminho colectivo e apresentar-se como sendo ele o verdadeiro nobre, o representante das gerações que, durante séculos desbravaram o caminho da liberdade, ou seja, alguém importante.

No Romantismo as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com