TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Do Livro "Como Reconhecer A Arte Do Renascimento"

Exames: Síntese Do Livro "Como Reconhecer A Arte Do Renascimento". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 5

Síntese do livro "Como reconhecer a arte do renascimento"

A arquitetura Renascentista nasceu em Florença, na Italia, no século XV, por Felippo Brunelechi. Na metade do seculo seguinte Roma ficava na frente de Florença como principal centro artístico, alcançando os resultados mais clássicos. Nesta mesma periodo, começou a ser divulgado a Europa, dando origem a uma completa revolução artistica, onde durou seculos, quase chegando a nossa epoca.

Esse movimento criou varias formas comuns e tipicas, assim como a reutilização e a perspectiva. Reconhecer a arte do renscimento quer dizer, honrar os modos de explessao de varios artistas, como, Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Masaccio, Rafael, Miguel Angelo, entre outros. Tem sua criançao no Renascimento: o significado de arte, a divisão dessa arte em outras como, artes maiores, artes menores e artes aplicadas, a distinção entre o arquiteto e o engenheiro, entre outras.

A arquitetura Renascentista nasceu em Florença, na Italia, no século XV, por Felippo Brunelechi. Sendo assim a primeira coisa a fazer foi adotar uma regra a ser seguida: a adorção de formas arquitetonicas da antiguidade. Cada arquiteto arranjava uma estrutura que lhe dava solução-padrão para a maioria dos problemas, podendo assim se dedicar a outras atividades relacionadas, tento uma enorme economia de tempo e trabalho. Cada projetista tomava por inicio uma regra comum, aqueles que viesse depois dele poderiam continuar daonde ele parou, rejeitando os elementos negativos e adotando soluçõe positivas, isso com o decorrer do tempo se chegou a total perfeição. Os inventores desse processo foram os gregos, tento como ponto de partida seu grande monumento, o templo, criado com blocos de pedra sobrepostos, estabeleceram uma normas fixas para as colunas e os entablamentos, provocando atenções nas relações onde se uniam. Esse bloco é chamado de ordem arquitetonica, os romanos tinham adotado esse sistemas, porem como praticam uma arquitetura baseada em abobodas de alvenaria em vez de cantaria. Foi criado entao as trez ordens arquitetonicas: dórica, jônica e coríntia, e depois acrescentaram mais duas a tôscana e a compósita. Na idade média a arquitetura nao se baseava em formas unicas, mas na imaginação dos artistas, sendo a ultima limitação a tradição.

Um dos primeiros trabalhos de Brulleschi foi a cúpula da catedral de Florença, onde foi transtornado por uma greve de operários, porem só havia um jeito de terminar com isso tudo, fazer reconhecer pelos comites a autoridade que os coloboradores abdicavam. O jeito era fazer com que a arquitetura renascentista se tornar exclusivo da classe alta. O novo movimento nao sentia qualuqer interesse pela estrutura do edificio, só lhe importava a aparencia final. Cada edificio se criava de duas partes, a caixa que se formava por pelas paredes que a contituia, e uma ornamentação que se concebia essa caixa, sendo sua pele, podendo serem projetadas separadas. O arquiteto renascentista poderia resolver antes de tudo o arranjo da construção e as formas e dimensões, depois escolhia a ordem arquitetonica que iria usar, apos começou a se revestir a caixa. As paredes das edificações deveriam ser contruidas com um mínimo de esforço, e serem executadas para que seja facilmente claro o aspecto matematico e geométrico, para isso adotaram cubos e paralelepípedos. Logo que possivel subtituiram as abobodas por coberturas de madeira, sendo mais economicas e faceis de manusear, ou entao colocar entre um arco e outro tiras metálicas para eliminar as pressoes. Foi banido o arco quebrado, ogival, e qualquer outros tipos de arco que nao fosse de volta perfeita, que nao tivesse um perfil semicircular.

No seculo XVI foi bastante rigoroso o emprego das ordens arquitetonicas, desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com