TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  10/10/2022  •  Monografia  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE ARTES VISUAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EQUIPE N.º 026

Amanda Gomes Rodrigues, Rayne Oliveira Paulino, Vanessa Rodrigues Tramontana Ramalho, Winnie Alves Sarria.

A disciplina de Artes nos anos finais do ensino fundamental sob a luz da BNCC

  1. APRESENTAÇÃO

 

O presente trabalho pretende identificar a importância da disciplina de Arte no currículo Escolar, e como as Artes Visuais têm influenciado a formação da sociedade brasileira, ao longo do tempo. O Brasil passou por diversas  transformações, influenciado também pela cultura de outros países. Para Freire (2009), o ponto de partida de toda prática educativa é a situação concreta, a realidade, o meio existencial.

Nesse contexto, desenrola-se a importância das Artes Visuais baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação que valorizam as diferentes linguagens presentes nas Artes Visuais contribuem com a formação humana do aluno, afim de ajudá-lo a entender de forma crítica a sociedade que o rodeia e a sua cultura.

Neste sentido, as Artes Visuais compõem todo uma gama de especificidades inerentes ao campo artístico extremamente expressiva. É imprescindível entender o cenário histórico, para adequar-se as às  práxis pedagógicas, visando motivar os alunos a pensar e agir artisticamente.

Desta forma, o problema de pesquisa tratado neste estudo, pode ser entendido por intermédio da seguinte pergunta: historicidade das artes visuais, qual foi o ponto chave para esta tornar-se uma disciplina obrigatória no currículo escolar, e quais são os seus principais desafios?

Visando sanar a problemática descrita acima, objetivo geral deste centra se em descrever as concepções das Artes enquanto componente curricular sob a luz da BNCC oportunizando uma descrição teórico/prática em sala de aula, elucidando os desafios

Metodologicamente a pesquisa centrou-se em um âmbito bibliográfico descritivo,. Gil (2008) argumenta que este método visa compor um linear de descrições a respeito do tema, com base em artigos, dissertações, teses, e periódicos já existentes.  

Desta forma, visando compor o aporte bibliográfico necessário para toda essa descrição, a pesquisa centra-se em base de artigos indexados, sendo as principais: Google Acadêmico, Scientific Library Online- SciELO, Periódico Capes e o site do Ministério da Educação.
Desta forma, visando compor o aporte bibliográfico necessário para toda essa descrição, os autores balizadores são: A Base Nacional Comum Curricular (2018), Barbosa (1989 e 2011), Leontiev (1978), e Vigotsky (2007), todos descrevendo a respeito  do desenvolvimento, elencando o ensino da Arte dentro deste. 

            Este artigo será organizado em dois capítulos, o primeiro remete a uma breve contextualização histórica do que é a Arte na história do ser humano, acrescida da inserção desta no componente curricular da Educação Básica. Já o segundo capítulo, discorre respeito da Artes no campo Linguagens da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, pautando-se em descrições, atrelada a outras bibliografias elucidando as dificuldades da práxis da mesma, além de um curso de Artes para o 1º ano do Ensino Fundamental.

  1. JUSTIFICATIVA
  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral
  1. Objetivos Específicos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com