TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPTOACOPLADORES TRABALHO DE PROCESSAMENTO DE SINAIS

Por:   •  29/4/2015  •  Dissertação  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 8

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VIRGÍLIO LUNARDI

CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA

FOTODIODOS

VARICAP

OPTOACOPLADORES

TRABALHO DE PROCESSAMENTO DE SINAIS

JEFERSON WIELAND STEFFENS

VINICIUS FLORES

Santa Rosa, RS

2015

JEFERSON WIELAND STEFFENS

VINICIUS FLORES

FOTODIODOS

VARICAP

OPTOACOPLADORES

Trabalho apresentado na disciplina de Processamento de Sinais do Curso Técnico em Mecatrônica.

Santa Rosa, RS

2015

  1.          INTRODUÇÃO

O fotodiodo é um diodo de junção construído de forma especial, de modo a possibilitar a utilização da luz como fator determinante no controle da corrente elétrica. É um dispositivo de junção pn semicondutor cuja região de operação é limitada pela região de polarização reversa e caracteriza-se por ser sensível à luz.

O diodo varicap e um componente eletrônico muito especial, pois possui duas funções ao mesmo tempo. É, em essência um diodo, com suas juntas de material tipo N e tipo P. Mas também e um capacitor de voltagem variável, pois se desenham para que exista certa quantidade de capacitância entre juntas

Optoacopladores é um componente composto basicamente de uma fonte emissora de luz ( led) e uma fonte receptora de luz( fototransistor). É um componente eletrônico capaz de fazer o isolamento de algumas partes do circuito, por necessitar de baixa potencia de operação ser muito mais rápido, aprova de interferência e ser muito menos que um relé, esta cada vez mais no mercado da automação.

  1.          FOTODIODO

O fotodiodo é um diodo de junção construído de forma especial, de modo a possibilitar a utilização da luz como fator determinante no controle da corrente elétrica. É um dispositivo de junção pn semicondutor cuja região de operação é limitada pela região de polarização reversa e caracteriza-se por ser sensível à luz. A aplicação de luz à junção resultará em uma transferência de energia das ondas luminosas incidentes (na forma de fótons) para a estrutura atômica, resultando em um aumento do número de portadores minoritários e um aumento do nível da corrente reversa. A corrente negra é a corrente que existirá sem nenhuma iluminação aplicada. A corrente retornará a zero somente se for aplicada uma polarização positiva igual à Vo. Em resumo, podemos dizer então que um fotodiodo é um dispositivo que converte a luz recebida em uma determinada quantidade de corrente elétrica. A corrente reversa e o fluxo luminoso variam quase que linearmente, ou seja, um aumento na intensidade luminosa resultará em um aumento semelhante na corrente reversa. Podemos admitir que a corrente reversa é essencialmente nula na ausência de luz incidente. Como os tempos de subida e de queda (parâmetros de mudança de estado) são da ordem de nanossegundos, o dispositivo pode ser usado na aplicação de contagem ou comutação de alta velocidade. O germânio é mais adequado para luz incidente na região infravermelha, já que abrange um espectro mais amplo de comprimentos de onda do que o silício, apesar de sua corrente negra ser maior. O nível de corrente gerada pela luz incidente sobre um fotodiodo não é suficiente para que ele possa ser usado em um controle direto, sendo necessário para isto que haja um estágio de amplificação. Existem duas maneiras de operar um fotodiodo. Ele pode funcionar como uma célula fotovoltaica (a incidência de luz gera tensão) ou como uma célula fotocondutiva (a incidência de luz gera corrente). O fotodiodo pode ser aplicado no foco automático de filmadora, na unidade ótica do CD Player e em sistema contador de pulso.

  1.          VARICAP

É de responsabilidade do empregado usar corretamente os EPIs, manter em boas condições de uso, caso ocorra qualquer alteração em seu trabalho, ou até a troca por algo mais qualificado, deve ser comunicado ao seu coordenador ou Técnico de Segurança.

        Toda empresa deve fornecer gratuitamente os EPIs adequados ao risco que o trabalhador irá sofrer, devem estar em boas condições de uso, ela também deve exigir o seu uso, orientar e capacitar o empregado quanto o uso adequando e conservação, substituir imediatamente quando estiver danificado ou for extraviado, e comunicar o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) qualquer irregularidade observada.

  1.          MÁSCARA DE SOLDA COM VISOR ARTICULADO

A máscara é composta de um escudo produzido em Celeron, que é um plástico com reforço de tecidos de algodão produzido em alta temperatura e pressão, que resulta em um material denso e duro. Sua regulagem é feita através de uma catraca, composta de um filtro produzido com um vidro de tonalidade 10 a 14.

Sua função é proteger a face e os olhos do operário dos raios ultravioletas e de algumas partículas que se produzem através do processo que podem vir a atingi-lo.

  1.          ÓCULOS DE PROTEÇÃO

Para os óculos de segurança ser apto para o uso deve conter o CA – Certificado de Aprovação, sua confecção é feita com uma armação em nylon que deve ser flexível e resistente contra impactos onde o operário deve se sentir bem, sem nenhum problema que possa prejudicar sua saúde, sua lente deve ser antirrisco e com tonalidade que seja compatível com sua função, ou seja, no processo de solda devemos usar óculos com lentes com tonalidades mais fortes.

        Os óculos têm como função proteger o trabalhador contra acidentes onde pode atingir seus olhos. A maior ocorrência de acidentes é de lesões simples, onde o trabalhador pode ser realocado em outro posto de trabalho, caso venha a ocorrer um acidente de nível avançado, com perca total da visão, é muito mais difícil conseguir expor o trabalho em alguma indústria, pode ser considerado invalido para o serviço.

        

  1.          BOTINAS COM BIQUEIRA DE AÇO

As empresas, principalmente do setor metal-mecânico, oferecem aos seus funcionários quando iniciam os trabalhos a famosa botina com biqueira de aço, onde a mesma é produzida em couro tratado ao cromo, deve ser confortável e de baixo peso para que o operário não tenha desgaste físico durante sua jornada de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com