TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tentando Entrae No SjteOi

Casos: Tentando Entrae No SjteOi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

O dilema apresentado é raciocínio válido ou inválido?

Quantas proposições há no dilema?

Quantas premissas há no dilema?

Qual a conclusão do dilema?

Foi o grego Tales de Mileto (624-546 a.C.). Observe, assim, que a Filosofia apresenta uma data e um local de surgimento preciso. Tales foi o primeiro filósofo porque radicalizou a atitude do homem em relação ao mundo. O que ele fez? Começou a questionar racionalmente a *natureza* com perguntas como essas:

Nota de canto de página para “natureza”: Os gregos antigos tinham uma concepção de natureza diferente da nossa, de hoje. O conceito de natureza (physis) grego abrangia todas as coisas que existem, inclusive a subjetividade humana, o processo de nascimento, desenvolvimento e morte dos seres, o processo de geração e corrupção das coisas. (Fim da nota de canto de página)

Por que uma planta cresce? Por que ela se desenvolve e morre? Por que os seres vivos nascem, se desenvolvem e morrem? O que garante a vida dos seres vivos? Qual o princípio (*arkhé*) que origina todos os seres? Nota de canto de página para “Arkhé”: Arkhé é uma palavra grega que designa princípio. Os primeiros filósofos, os pré-socráticos, tinham em comum o fato de que investigavam qual seria o princípio (arkhé) constitutivo de todas as coisas, presentes na natureza (natureza essa entendida em seu sentido amplo como physis). (Fim da nota de canto de página)

Hoje, esses questionamentos podem parecer ‘bobos’ para você. Mas, há 2.500 anos, as respostas existentes estavam impregnadas de misticismo, de religião e de mistério. Ademais, essas perguntas não são tão simples. A última, por exemplo, ainda não recebeu uma resposta que seja um consenso, aceita por todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com