TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia E Trabalho Cientifico (Ou Tentando Escapar Dos Horrores Metodológicos)

Ensaios: Metodologia E Trabalho Cientifico (Ou Tentando Escapar Dos Horrores Metodológicos). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Projeto de Pesquisa em Serviço Social

Serviço Social

6º. Semestre

Caruaru – PE

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Metodologia e Trabalho Cientifico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos)

Este projeto surge a partir de algumas inquietações, de um grupo de pesquisadores e estudantes da área da saúde coletiva, na busca de respostas para diferentes questões sobre os problemas que se apresentam no contexto do sistema de saúde e das práticas em serviço e que dificultam o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, tal como idealizado na Constituição Federal de 1988. Percebemos pelo menos três grandes desafios no desenvolvimento dos estudos de análise de política de saúde no Brasil:

1) O desafio de reconhecimento de nossa trajetória política, social e cultural e suas interferências no processo político. A análise das políticas de saúde não deveria manter-se restrita ao olhar setorial. Assim, entendemos que é preciso extrapolar a análise e aprofundar as especificidades e diversidades do modo de produção das políticas no Brasil.

2) O desafio de desenvolver e adaptar conceitos e abordagens que possam dar conta do nosso modo de construção das políticas. Nossa herança colonialista parece se refletir na produção de conhecimento. Desta forma, identificamos uma forte tendência de nossos estudos de incorporar os modelos e tipologias propostos na literatura internacional sem fazer, necessariamente, um uso crítico ou adaptado às nossas políticas, criando uma rigidez desnecessária nas análises propostas.

3) O desafio de explorar metodologias de análise que possibilitem a reflexão sobre os objetivos e alcances dos estudos , entendendo a metodologia como parte do processo de produção de conhecimento, que deve ser construída a partir das questões que mobilizam cada estudo e não como modelos a priori que devem ser aplicados em diferentes estudos.

Mas como enfrentar estes desafios sem constituir um esforço coletivo de construção de novos referenciais ou ao menos debater sobre os usos que temos feito dos

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

referenciais até então utilizados? E como superar estes problemas sem refletir sobre o modo como temos construído nossos estudos e nos utilizado das metodologias propostas? Estes desafios orientam a proposta de construção desse material, com a definição de um duplo objetivo:

1 – potencializar o debate aberto e reflexivo sobre a orientação política de nosso Estado e dos rumos das políticas de saúde no Brasil, ampliando a discussão sobre a política para além do âmbito de governos e da academia, tornando-o um debate social.

2 – ofertar um conjunto de referenciais de análise, técnicas de pesquisa e materiais que possam ser apropriados por diferentes sujeitos no debate político, potencializando seu uso acadêmico ou social.

A aposta feita é incentivar mais pessoas para que façam análise(s) de política(s), ampliando seu escopo a partir do reconhecimento do outro como sujeito político, do entendimento das especificidades locais e regionais e da construção de referenciais e metodologias de pesquisa que aprofundem a reflexão sobre nossa realidade política, social e cultural.

Este é um material que busca o diálogo com um público amplo e diversificado. Dirige-se a estudantes de pós-graduações, graduações e ensino médio, cuja formação volte-se para o campo da Saúde Coletiva, assim como aos profissionais de saúde, aos integrantes do movimento social organizado e aos diversos sujeitos envolvidos com a construção do direito à saúde sob as mais diversas formas de protagonismo político. O projeto apresenta dois produtos: um livro sobre metodologias de análise de políticas de saúde e um site com divulgação de todos os conteúdos do livro, links e materiais diversos. Sabemos que este projeto é o início de um longo caminho e que não se faz sozinho, mas em rede, com diferentes olhares e percepções sobre um mesmo objeto. Trata-se de um projeto que assume uma postura construcionista do conhecimento e da ciência. Desejamos contribuir para estudos não neutros, guiados pela aspiração de

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

construir uma sociedade mais justa e um sistema de saúde capaz de responder de modo integral às necessidades de saúde da população brasileira; aspiramos colaborar com a realização de estudos que se pautem na busca da objetividade, entendida não mais como correspondência à realidade, mas como o exame sistemático das premissas, das crenças e dos valores que norteiam a investigação, de modo a evitar que as conclusões sejam tão somente a expressão daquelas crenças e valores do investigador.

Contribuir para a formação de pesquisadores nessa perspectiva implica enfatizar a capacidade de refletir e de compreender criticamente o próprio processo de investigação no qual se engajam. Este material reúne um conjunto de diferentes aportes teóricos e contribuições para o debate. Não se trata de desenvolver uma nova abordagem ou outro modo de pensar a investigação das políticas de saúde no Brasil, e sim de fomentar a pesquisa e a troca em rede.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

PESQUISA: CONCEITO E TIPOS

A pesquisa pode ser considerada um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo que requer tratamento cientifico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.

Pesquisa: Conceito e tipos

Significa muito ais do que apenas a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos.

Toda pesquisa implica no levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos empregados. Os dois processos pelos quais se podem obter os dados são a documentação direta e a indireta.

Documentação Direta

• Levantamento de dados no próprio local onde os fatos fenômenos ocorrem;

• Dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com