TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de conclusão do curso

Por:   •  7/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade no Portfólio

Objetivos

• Refletir acerca do que é pesquisa científica.

• Escolher um tema a ser pesquisado.

Descrição da Atividade

Para a realização desta atividade siga as etapas a seguir:

1) Refletindo sobre as temáticas abordadas nas diversas disciplinas que você cursou até agora e nas leituras que realizou, escolha um assunto que deseja pesquisar. Procure um tema que o agrade, sobre o qual sinta prazer em pesquisar, já que é sobre ele que você irá desenvolver sua proposta de TCC.

2) Pesquise e escolha um texto científico que trate sobre este assunto. Você pode utilizar um artigo científico, um capítulo de livro ou outra fonte bibliográfica.

3) Após selecionar sua fonte bibliográfica, leia-a e elabore um texto de no máximo uma lauda, respondendo a seguinte questão: como o texto que escolhi me ajuda a compreender o tema que desejo pesquisar? Não se esqueça de deixar claro qual o tema que deseja estudar e como este assunto foi trabalhado no texto escolhido.

Tema: O Ensinar Artes para Crianças com TEA (Transtorno de Espectro Autista)

O tema escolhido foi devido a minha experiência em trabalhar com crianças com TEA (transtorno do espectro autista). Sou monitora de uma instituição há dois anos e dez meses e possuo uma classe ao qual ministro tanto aulas de reforço escolar e realizo atividades de Artes e Artesanato.

O Autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

Meus alunos, assim como gosto de defini-los, são crianças de faixa etária entre 10 a 18 anos que estão frequentando a unidade escolar regular no período da manhã e depois frequentam a instituição no período da tarde, vice-versa.

Lá eles possuem atendimentos em grupo de Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, além de atividades de Educação Artística com Oficinas Terapêuticas e Educação Física.

Nas Oficinas onde eu ministro, tenho alunos com vários graus de dificuldades, a principal delas é coordenação motora fina, dificuldade de concentração e alguns não possuem a autonomia para a realização das atividades. O conhecimento das cores, preenchimento dos desenhos, a criatividade, etc.

A arte é uma disciplina importante para o desenvolvimento do cognitivo das crianças autistas, com ela é possível também desenvolver a autoconfiança e minimizar as frustrações. Ainda não é possível afirmar com precisão o que essa criança levará para seu futuro esse aprendizado pois para eles será um aprendizado constante de conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com