TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Dos Negócios No Brasil

Monografias: Ética Dos Negócios No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  3.483 Palavras (14 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MICRO E MACROEMPRESA 4

2.1.1 inflação 4

2.1.2 Taxa de juros 5

2.1.3 Taxa de Cambio 6

2.2 METODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL 6

2.2.1 Medidas descrtivas 7

2.2.2 Números-Índices 7

2.2.3 Deflação de Dados 8

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 9

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos alguns conceitos fortes para nós que estudamos ou que estamos diretamente ligados a administração de negócios, falaremos um pouco sobre Micro e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e de que forma esses confeitos chegam até a sociedade. Os desafios da administração em termos de diversidade das organizações e complexidade do ambiente em que operam, forças ajudam a complicar o panorama com que se defrontam os administradores. O mundo em que vivemos, é mutável e turbulento, onde as mudanças em aspecto constante.

O administrador precisa hoje em dia estar perfeitamente informado a respeito de forças e variáveis como a globalização e a competitividade, o desenvolvimento tecnológico e da informação, enfim a dando rumo ao negócios ao qual o mesmo é responsável.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A microeconomia é o ramo da ciência econômica que estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos ou famílias, ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos e o estudo da geração dos preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos. A mesma apresenta uma visão microscópica dos fenômenos econômicos, estuda as unidades individuais da economia. Também conhecida como Teoria dos Preços por evidenciar a formação dos preços dos bens e serviços, assim como os recursos produtivos.

A macroeconomia tem o objetivo de analisar o processo de determinação de preços e quantidades, preservando as características individuais de cada bem e fator de produção. Tal estudo faz uso de dois métodos: a abordagem de equilíbrio parcial e a do equilíbrio geral. A primeira analisa o mercado desprezando a influência que este exerce sobre outros, mas considerando a influência de outros sobre este. Já a segunda defende a tese de que tudo depende de tudo, ou seja, um mercado influencia o outro e vice- versa. Em contraponto com a microeconomia, a macroeconomia tem por objetivo fundamental analisar como são determinadas as variáveis econômicas de maneira agregada, visualizando o todo e não só uma porção.

2.1.1 Inflação:

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. A inflação pode ser dividida em: Inflação de Demanda: quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada. Inflação de Custos: quando o nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.

Índices de Inflação, a inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

“Os economistas do mercado financeiro baixaram marginalmente, na semana passada, sua previsão para o comportamento da inflação neste ano, mas, ao mesmo tempo, também subiram a estimativa para 2014, informou o Banco Central nesta segunda-feira (23) por meio do relatório de mercado conhecido como Focus. O documento da autoridade monetária é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras”. (Alexandro Martello Do G1, em Brasília ).

2.1.2 Taxa De Juros:

A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro activa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juro passiva.

Existem essencialmente duas taxas de juro relevantes para os agentes económicos: a taxa de juro de referência, definida pela autoridade monetária, que no caso europeu é o Banco Central Europeu (BCE) e as taxas Euribor. A primeira tem uma grande influência na actividade económica podendo estimulá-la ou reduzi-la. A segunda, as taxas Euribor, são relevantes porque servem de indexantes na maioria dos créditos concedidos aos agentes económicos. As taxas Euribor têm quatro prazos diferentes - a 1, 3, 6 e 12 meses – que representam a expectativa dos agentes económicos em relação à evolução da taxa de juro de referência estipulada pelo BCE nesse período. Por exemplo, caso o valor das taxas Euribor seja superior ao valor da taxa de referência, significará que os agentes económicos esperam que o preço do dinheiro aumente no futuro. Caso sejam inferiores, significa que a próxima alteração do preço do dinheiro por parte da autoridade monetária será de redução.

“Os juros bancários médios dos empréstimos para pessoas físicas subiram pelo terceiro mês seguido em agosto. Segundo dados do Banco Central, a taxa média com recursos livres (que excluem habitação, BNDES e crédito rural) ficou em 36,5% ao ano no mês passado. É o maior patamar desde maio de 2012, quando estava em 37,1% ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com