TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR – PIM VII TECNOCEL

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  12.608 Palavras (51 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 51

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA [pic 1]

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO [pic 2]

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADAZILMA BARBOSA DA COSTA

UP – 18138778

PROJETO DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR – PIM VII

TECNOCEL

MACAPÁ – AP

2019

 ADAZILMA BARBOSA DA COSTA[pic 3]

PROJETO DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR – PIM VII

TECNOCEL

Projeto Integrado Multidisciplinar VII apresentado ao Curso de Recursos Humanos na Universidade Paulista – UNIP, unidade Macapá/AP, como requisito de avaliação para obtenção de nota final na Disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia.

MACAPÁ – AP

2019


RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) VII tem o intuito de demonstrar práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. Neste presente projeto será abordado mais profundamente sobre as disciplinas estudadas neste semestre, quais sejam: Planejamento Estratégico, Técnicas de Negociação, Sistemas para Operações de Recursos Humanos e Desenvolvimento Sustentável. Sendo pertinente ressaltar que para a elaboração deste trabalho a empresa denominada TECNOCEL foi utilizada como alvo, objetivando abordar sobre a referida empresa de tecnologia de forma clara e em linguagem de fácil alcance. O principal alvo deste trabalho é evidenciar como o estudo das disciplinas aqui abordadas podem melhorar o funcionamento das organizações empresariais, discorrendo sobre os dados levantados e, por conseguinte, sobre as possíveis melhorias nas operações de recursos humanos da referida empresa. A metodologia de pesquisa utilizada foi o levantamento de dados colhidos na própria empresa, em pesquisas nos sites e redes sociais da mesma e em pesquisas bibliográficas, realizando-se, posteriormente, o cruzamento de todas as informações para a elaboração deste projeto.

Palavras-chave: Estratégia. Planejamento. Negociação. Operação. Desenvolvimento Sustentável.

[pic 4][pic 5][pic 6]

SUMÁRIO[pic 7]

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        7

2.1. A empresa        8

2.1.1. Relações Interpessoais        9

  2.1.2. Equipe        9

2.2. A Empresa Como um Sistema        9

2.3. Visão Sistêmica das Organizações        11

2.4. Receita Ideal de Planejamento        12

2.5. Análise SWOT        14

2.5.1. Quadro com a Análise SWOT        16

2.6. Escolas de Pensamento        16

3.        TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO        17

3.1 Habilidades dos Bons Negociadores        19

3.2 Papéis dos Negociadores        20

3.3 Estágios da Negociação Multilateral        21

4.        SISTEMAS PARA OPERAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS        23

4.1 Rotinas de Departamento de Pessoal        23

   4.1.1 Admissão, Permanência e Desligamento        24

4.2 Contratos de Trabalho        25

   4.2.1 Tipos de Contrato de Trabalho        27

5.        DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        27

5.1 Missão, Visão e Valores da TECNOCEL        30

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        33

  1. INTRODUÇÃO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar VII destina-se a apresentar a empresa TECNOCEL, uma das empresas no ramo de tecnologia que mais tem crescido nos últimos anos em Macapá – AP.

O presente projeto tem a finalidade de demonstrar através de pesquisa qualitativa e de pesquisa de campo realizada na empresa e em suas redes sociais através de entrevistas e levantamento de dados, o modelo de liderança aplicado na companhia, analisando as teorias estudadas verificando se se encaixam adequadamente na empresa, como se dá a aplicação do desenvolvimento sustentável desta, analisando os conceitos aplicados na unidade não deixando de considerar como se dá a relação entre os negociadores, além é claro de se amparar em ampla pesquisa bibliográfica para enriquecimento e fundamentação do presente projeto.

Ademais, também fora realizado um vasto estudo no Facebook[1] com o objetivo de entender melhor a forma como a referida empresa trata e cuida de seus clientes e colaboradores. Em virtude de ser uma empresa jovem, com muito potencial de desenvolvimento contando com uma equipe extremamente atenciosa e sempre pronta para ajudar quem lhes procura, obtive êxito em entrar em contato com o CTO[2] ora gestora da empresa, o Sra. Arielly Ataide Martins que prestou diversos esclarecimentos sobre a atuação, a fim de perceber de que forma ocorria o planejamento estratégico, as técnicas de negociação e, sobretudo, o sistema de operação de recursos humanos, desta forma, foram tiradas dúvidas para entender todo o funcionamento da empresa a fim de melhor abordá-la no presente trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62 Kb)   pdf (592.3 Kb)   docx (230.2 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com