TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  28/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

CIDADE/ANO

Nº.

NOME

RA

01

Ryan Patrick Barreto

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste trabalho sera realizado na empresa Supermercado Colombo, localizado na cidade de Santa fé, Paraná, no início era apenas uma pequena mercearia, que surge em 1977, fundada por João Antônio Colombo, a empresa no início atendia somente as necessidades básicas da população, conforme a cidade se desenvolveu a mercearia foi evoluindo para atender a demanda da sociedade, tornando-se um mercado. Em 2007 a empresa muda de sua primeira instalação para um espaço físico maior. Em 2010 fecham as portas para passarem por uma reforma interna e reinauguram o novo Supermercado Colombo, com uma ampla variedade de produtos. O objetivo deste trabalho é mostrar a relevância do Supermercado na cidade e por meio de uma pesquisa de campo analisar como as teorias das disciplinas de Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada são utilizadas no seu dia a dia.

ECONOMIA DE MERCADO

As necessidades em geral sempre foram infinitas, mas os recursos que temos para supri-las sempre foram e vão ser finitos; É ai que surge o problema econômico.

A disciplina de Economia e Mercado tenta nos passar uma visão mas ampla da economia, mostrando a escassez dos recursos.

O psicólogo norte-americanos Abraham Maslow montou uma pirâmide mostrando a hierarquização das necessidades humanas,

onde no topo fica a Autorrealização, seguida de; Status- Estima; Sociais; Segurança; e na base da pirâmide ficam as necessidades fisiológicas. Observamos que para o indivíduo chegar na autorrealização, tem que passar por uma série de etapas, que muitas vezes são barradas pela escassez de recursos, existem muito mas necessidades que recursos para atendê-las.

A empresa Supermercado Colombo tomou uma iniciativa, para conseguir atender seus clientes com os melhores produtos e com preços acessíveis a seus compradores, o proprietário implementou em seu estabelecimento com uma sessão de hortifrúti repleta de produtos variados. Que são comprados dos produtores locais, assim ajudando a mover a economia local e ainda deste modo entregando um produto de maior qualidade a seus clientes, pois conseguem ter a certeza de produtos orgânicos, e de muita qualidade. As encomendas são feitas semanalmente, e todas entregues na sexta-feira à tarde. Em épocas de produtos sazonais, eles fazem uma mega promoção para que não haja desperdício de nada.

O supermercado contribui para o crescimento da economia da cidade, uma vez que colabora diretamente com os produtores locais, facilitando a continuação desses serviços rurais que são produzidos por grupos familiares. Como a negociação é feita direto com o ofertante, o valor bruto por unidade das hortaliças, frutas e verduras fica mais acessível ao Supermercado, o mesmo consegue revender o produto com baixo custo.

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

A administração de recursos Materiais e Patrimoniais é algo que vem sendo praticada desde as antiguidade, surge em 5000. a.C na Suméria. Quando seus habitantes procuravam uma forma de finalizar seus problemas, ali surge a administração. Hoje vemos como a Administração é algo necessário para o funcionamento de tudo.

A matéria de Recursos Materiais e Patrimoniais nós passa uma visão de como isso deve ser aplicado na pratica. Basicamente a administração é dividida em três segmentos; Planejar, Executar e Controlar. Esses três mantras da administração servem para que o gestor de recursos materiais e patrimoniais consiga conduzir a empresa de forma correta. O papel o gestor é planejar as ações da empresa e executas no dia a dia, se certificando de que estão sendo realizadas todas as propostas do planejamento. A empresa Supermercado Colombo é um grande estabelecimento, e como qualquer outro Supermercado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com