TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

Por:   •  22/2/2014  •  3.714 Palavras (15 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO: PAU DOS FERROS/RN

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

PROFESSORA EAD: ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES

ADRIANA LUCENA MENDES DE LIMA: 431007

FRANCISCO IUREMBERG MARTINS DE OLIVEIRA: 430309

MARIA DILMA GOMES PINTO E SILVA: 430420

A SITUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

PAU DOS FERROS

2013

ADRIANA LUCENA MENDES DE LIMA: 431007

FRANCISCO IUREMBERG MARTINS DE OLIVEIRA: 430309

MARIA DILMA GOMES PINTO E SILVA: 430420

VANUSA BEZERRA

A SITUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

Trabalho da Atividade Prática Supervisionada - ATPS, apresentado a Professora EAD. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes da Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito avaliativo da Disciplina de Sociologia.

PAU DOS FERROS

2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade apresentar de forma clara e sucinta, de como se deu a criação da Declaração dos Direitos Humanos e da Declaração da Virgínia, como também a importância desses dois documentos que surgiram em épocas distintas, mas visando o mesmo objetivo, que era proteger e fazer valer o direito à vida e à igualdade de direitos.

Para compreendermos melhor os direitos humanos, percorremos a história da Revolução Francesa e Americana, as diferenças entre elas, e as transformações que as mesmas causaram no mundo. Em paralelo a história das revoluções, iremos entender porque o conflito entre o velho regime e as novas forças ascendentes foi mais agudo na França do que em outros países da Europa e como a burguesia da época deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva.

Através do texto, Os Direitos Humanos e a Política Internacional, passaremos a conhecer qual foi o marco do desenvolvimento dos direitos humanos e qual o seu papel para a responsabilização da sociedade internacional na proteção dos direitos humanos e por fim discutiremos a situação dos direitos humanos no Brasil.

A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DO BRASIL E A DECLARAÇÃO DE VIRGÍNIA.

Ao analisarmos a Declaração dos Direitos Humanos do Brasil proclamada e declarada em 1948, com a Declaração dos Direitos da Virgínia de 1776, nos damos conta do que esse intervalo de 172 anos entre uma e outra demonstra o quanto as necessidades das Nações foram com passar dos anos tomando dimensões cada vez maiores. E ficamos admirados de nos darmos conta de que apesar de ter sido formulada quase duzentos anos antes a Declaração da Virgínia já se preocupava em proteger a sua população contra os efeitos das Guerras. Essa mesma preocupação, mais de uma maneira mais abrangente fez com que a Organização das Nações Unidas - ONU em 1948 tomasse as devidas medidas necessárias para pelo menos tentar conter as atrocidades que ocorriam em quase todo canto o mundo, procurando dentro do que era possível preservar o direito á vida e ao cumprimento dos direitos de todo ser humano.

Tanto uma como a outra prezam pela liberdade e igualdade de direitos para todos os homens e que eles devem ter a mesma oportunidade de desenvolvimento, liberdade de expressão, principalmente por parte da imprensa, e que todo homem independente da sua condição financeira até que se prove o contrário, quando acusado de algum crime tem direito a um julgamento justo perante a lei, livre de qualquer tipo de tortura, ou castigos cruéis e desumanos. Além disso, vemos que liberdade quanto à escolha religiosa que ainda hoje é usada como motivos de guerras que já causaram a morte de milhares de pessoas, entre elas crianças, são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com