TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva

Por:   •  22/9/2013  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo Dirigido: 3 / Multiculturalismo e Cidadania.

Habilidade: Raciocinar de forma crítica e analítica

Professor: Me. Emanuel Santana

Tema: Sociedade em Rede

Caro(a) aluno(a),

Esta atividade discursiva vale 25% de sua frequência no ED3 / Sociodiversidade: multiculturalismo e inclusão; exclusão e minorias. Antes de respondê-la, leia o Texto Teórico e o texto complementar anexos a esta atividade.

Observações:

1) O registro e o controle das frequências são feitos automaticamente pelo Portal Universitário - P.U. Dessa forma, a frequência do aluno somente será registrada por meio da publicação correta da atividade. Ao concluir esta atividade, não se esqueça de salvá-la e publicá-la.

2) Caso você não conclua a atividade de uma só vez, você poderá salvá-la e publicá-la apenas quando concluí-la. Você também poderá fazer o texto em outro local e copiá-lo apenas quando for publicá-lo.

3) O Manual do Aluno/NED traz informações importantes, como estrutura pedagógica dos Estudos Dirigidos, dinâmicas das atividades, processo de avaliação, frequência, calendário escolar, entre outras. Leia-o com atenção e consulte-o sempre que tiver alguma dúvida.

Boa Atividade!

ATIVIDADE DISCURSIVA 1

QUESTÃO 1

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s):

Capacidade de inferir e interpretar;

Capacidade para estabelecer relações e conexões conceituais.

Específica(s):

Identificar em textos verbais as marcas de valores e intenções que expressam interesses políticos, ideológicos e econômicos;

Apresentar conclusões extraídas de análises de textos e situações-problema; Refletir a respeito de problemas socioculturais a partir de estudo de caso, situações-problema, textos etc.

DADOS DA QUESTÃO

Moradores fazem mobilização pedindo vacina contra H1N1 em Cujubim, RO

Moradores de Cujubim (RO) realizaram manifestação, nesta quinta-feira (18), em frente à prefeitura reivindicando que a vacina contra a gripe H1N1 seja aplicada fora do grupo de risco no município. Os moradores dizem que cinco pessoas morreram este ano infectadas com o vírus. A Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia (Agevisa), diz que apenas três casos foram confirmados no estado, sendo um deles em Cujubim.

A mobilização começou em frente ao hospital de pequeno porte e depois seguiu para frente da prefeitura. A Polícia Militar foi acionada para evitar tumultos. Quatro pessoas registraram ocorrência requerendo a vacina e dizem que os casos de morte aconteceram fora do grupo de risco.

A vendedora Adriana de Abreu tem três filhos, de 10, 9 e 8 anos, e deseja que eles sejam vacinados mesmo estando fora do grupo de risco, que é composto por gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias, após o parto.

O agricultor Orlando Ferreira Gomes foi uma das pessoas que registrou ocorrência. Ele afirma que a população está assustada com os casos suspeitos da doença no município e pede para que a vacina seja destinada a toda população. A professora Maria José Ferreira, que também registrou ocorrência, afirma que duas crianças e três adultos morreram em Cujubim, suspeitos de estarem com o vírus H1N1, e que eles não faziam parte do grupo de risco.

“A população fica apreensiva, com medo de um surto da doença. No mínimo, todas as crianças de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com