TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira E Orçamemento Empresarial, Noções De Atuária E Direitoempresarial- Unidos à Contabilidade Na Busca Da Vantagem Competitiva

Por:   •  30/9/2014  •  5.878 Palavras (24 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR...................................................................5

2.1.1 Deveres e Obrigações do Profissional Contábil..................................................5

2.1.2 Responsabilidade do Contador...........................................................................6

2.1.3 Penalidades.........................................................................................................7

2.2. COMPORTAMENTO ORAGANIZACIONAL.......................................................10

2.2.1 Análise Comportamental...................................................................................10

2.3 A SITUAÇÃO ECONÔMICA DA EMPRESA SCHINCARIOL..............................12

2.4 A EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE.................................................13

2.5 ASPECTOS ÉTICOS DESCONSIDERADOS PELO GRUPU SCHINCARIOL....15

3. CONCLUSÃO.......................................................................................................18

REFERÊNCIAS..........................................................................................................19

1 INTRODUÇÃO

Venho através deste presente estudo, dissertar sobre a importância da ética nos negócios, tendo como metodologia de estudo a situação empresarial descrita no “O CASO SCHINCARIOL”, e em pesquisas bibliográficas.

Desde a antiguidade e até nos dias de hoje os contadores profissionais, encontram-se em situações que dão origem a conflitos de interesses. Esses conflitos podem surgir em situações, que vão desde as mais triviais até casos extremos que originam fraude e atividades ilegais similares.

Atualmente, observa-se uma constante divulgação de escândalos relacionados a fraudes contábeis e financeiras, evidenciando a presença do contador nas empresas e pondo em questão a sua integridade moral. Com isso, resgata-se a discussão sobre a ética na profissão contábil, o que, na verdade, não deveria ser esquecido em qualquer atividade profissional.

Demanda-se, a cada dia, mais transparência e disseminação ética em todos os atos, inclusive os profissionais e, particularmente exige-se do contador que exerça sua profissão com competência técnica e aplicação das regras inerentes à Ciência Contábil.

Ser ético, enquanto profissional, significa agir em consonância com as normas e os princípios que regem uma profissão. No entanto, não é tarefa fácil manter-se ético numa época em que as empresas lutam de forma árdua, e buscam alternativas para reduzir gastos, em especial, os decorrentes da alta carga tributária a que estão sujeitas. É de responsabilidade do contador, apresentar opções lícitas para melhor condução dos negócios de seu cliente ou empregador e oferecer-lhe serviços de qualidade e confiabilidade.

O objetivo deste trabalho de pesquisa é demonstrar a grande responsabilidade do profissional contábil e a intensa relação existente entre ele e aqueles que utilizam de seu trabalho, especialmente as empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

A importância da organização na vida das pessoas levam alguns expertos a considerarem que os tempos atuais configuram uma “época managerial” e a sociedade hodierna, conforma uma “sociedade de organizações”, cujo paradigma é a empresa. Esta concepção ganha tal força que a transformação das organizações, com a empresa desempenhando um papel de exemplo ou modelo, é vista como o caminho para a melhoria da humanidade. A empresa é compreendida como um motor para a renovação social e todas as organizações e os que nelas trabalham devem buscar aprender da ética empresarial, o modo de atuação exigido a fim de que possam sobreviver crescer e superar-se, evitando os defeitos anteriores e propondo valores adequados a uma reconstituição.

2.1 CÓDIGO E ÉTICA DO CONTADOR

Assim, é importante definir que o cumprimento do código de ética profissional da contabilidade, tem como finalidade estimular a execução da lei e, sobretudo conscientizar o profissional contábil no que tange a integridade, honestidade e ética, zelando pela moralidade da classe e, sobretudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com